Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí

Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lançou a Operação Cerrado Vivo que já está na sua 20ª fase com o objetivo de coibir o desmatamento ilegal no Piauí. A ação acontece de 10 a 16 de novembro  

De acordo com o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do Piauí. Além disso, denúncias de particular, requisição ministerial e determinação judicial também desencadearam a ação.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Operação de combate ao desmatamento ilegal no Piauí

“Foram identificados vários alertas de desmatamento na região sul do estado. Onde em um deles, de aproximadamente 250 hectares, foi encontrada uma carvoaria, inclusive dentro de uma reserva legal. O responsável, além de ser multado por desmatamento, também será multado pela questão do empreendimento ilegal, em funcionamento sem autorização do órgão ambiental”, explica Major Denio Marinho.

O auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira, informou que essas iniciativas em parceria com as polícias Civil e Militar serão intensificadas para conseguir atingir a meta de desmatamento ilegal zero no Piauí.

“Esses desmatamentos representam um grave risco para o equilíbrio ecológico e a conservação dos recursos naturais locais. Ações de fiscalização e responsabilização dos responsáveis estão sendo intensificadas, além de medidas de recuperação ambiental”, destaca o auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira.

Mais conteúdo sobre:

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)

Governo do Piauí

Veja também