PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI).Nessa sexta-feira (22), a Polícia Militar do Piauí foi reconhecida nacionalmente durante a cerimônia de entrega do Prêmio Banco de Boas Práticas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A corporação recebeu o certificado pela iniciativa “Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI”, que se destacou como referência em transparência e inovação na gestão de recursos bélicos.
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).
De acordo com a polícia, a iniciativa premiada foi viabilizada pelo Sistema Integrado de Controle Administrativo (SICAD), uma plataforma digital que substituiu os antigos registros físicos. O sistema permite rastrear armas de fogo, munições, coletes balísticos e gerenciar processos como coleta e descarte de materiais, reduzindo o risco de desvios ou usos indevidos.
Segundo o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o sistema também garante maior transparência e controle sobre o vínculo de armas a policiais, além do monitoramento de lotes de munições e outros equipamentos.
“A PMPI está sendo destaque nacional, e é uma honra para nós representar nossa instituição aqui em Brasília. Quero agradecer imensamente à promotora de Justiça Drª Fabrícia Oliveira, que, com seu controle e orientações, tornou o SICAD um modelo nacional, premiado pelo CNMP”, ressaltou o comandante.