Saiba como renovar a matrícula na rede estadual de ensino do Piauí para 2025

Segundo o Governo do Piauí, o procedimento é 100% digital, visando garantir a praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis

A partir desta segunda-feira (25) até o dia 6 de dezembro de 2024, será realizado o período de renovação de matrículas para estudantes da rede estadual de ensino do Piauí. O anúncio foi feito na sexta-feira (22), pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira.

Segundo o Governo do Piauí, o procedimento é 100% digital, visando garantir a praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis. O processo será realizado por meio do site da Secretaria da Educação ou do portal Gov.pi Cidadão, que também está disponível pelo aplicativo para IOS e Android.

Foto: Divulgação / Governo do Piauí
Estudantes da rede estadual de ensino do Piauí

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, os alunos com dificuldades de acesso à internet poderão realizar o processo de matrícula presencialmente nas escolas da rede estadual. Técnicos da Unidade de Transformação Digital (UTD) da Seduc promoveram treinamentos nas unidades escolares e também pelo Canal Educação, visando oferecer o suporte necessário durante o período de matrículas. Além da renovação de matrícula, o período para remanejamento e transferência de alunos ocorrerá de 2 a 6 de dezembro, enquanto as matrículas de novos estudantes estarão abertas de 9 a 30 de dezembro de 2024.

O secretário Washington Bandeira, enfatizou a ampliação de oportunidades para os estudantes, garantindo que com a universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas do ensino médio e a oferta de novos cursos técnicos em diversas áreas, os alunos terão mais possibilidades de crescimento. “Convidamos todos que ainda não fazem parte da nossa rede a aproveitarem essa oportunidade única”, destacou.

Como realizar sua renovação de forma simples e eficiente por meio do Gov.PI Cidadão:

1. Acesse o Gov.Pi Cidadão: 

Abra o navegador em seu computador ou smartphone e entre no site Gov.Pi Cidadão ou baixe o aplicativo “Gov.Pi Cidadão” disponível para dispositivos iOS e Android.

2. Clique em "Acesso Cidadão":

Na página inicial, selecione a opção "Acesso Cidadão" para iniciar o processo.

3. Entre com sua conta Gov.BR:

Clique em "Entrar com o Gov.BR" e faça o login utilizando suas credenciais da plataforma Gov.BR.

4. Volte para o site ou aplicativo Gov.Pi

Após o login, retorne à página principal do Gov.Pi e pesquise pela palavra-chave "Matrícula". 

5. Acesse o serviço digital: 

Clique na opção "Acessar Serviço Digital", que estará destacada em azul. Siga as instruções apresentadas na tela para concluir a renovação da matrícula.

Por: Maria Fernanda Rios

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