Secretário de Educação acompanha estudantes no 1º dia do Enem em Teresina
Conforme a Seduc, foram estabelecidos 17 pontos de apoio no interior e quatro na capital, com o objetivo de motivar e dar suporte aos alunos durante os dois dias de prova do Enem.Neste domingo (03), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanhou de perto a chegada dos estudantes da rede estadual no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. O gestor esteve presente na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) - Campus Torquato Neto, em Teresina, um dos pontos de recepção criados pela Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) para acolher os estudantes.
Segundo a Seduc, em um esforço de abrangência estadual, foram estabelecidos 17 pontos de apoio no interior e quatro na capital, com o objetivo de motivar e dar suporte aos alunos durante os dois dias de prova do Enem.
Ainda conforme a secretaria, a iniciativa faz parte das ações do programa "Dia E", criado para garantir aos estudantes uma estrutura acolhedora e segura neste momento decisivo. Nos pontos de apoio, às equipes da Seduc distribuíram kits contendo caneta preta, garrafas de água e doces, além de oferecer mensagens de incentivo para ajudar a reduzir o nervosismo dos participantes.
Em um breve discurso aos estudantes, o secretário Washington Bandeira destacou o esforço coletivo realizado para preparar os alunos ao longo do ano e apontou que esta foi a maior preparação para o Enem já promovida pela Seduc.
Entre as ações, o secretário mencionou o Laboratório de Redação, projeto voltado para o aprimoramento das habilidades de escrita dos estudantes, especialmente com o objetivo de alcançar a nota máxima na redação, o tão sonhado mil. “Foi a maior preparação da história da Seduc. Tivemos mais revisões, a Plataforma do Canal Educação e o Laboratório de Redação para prepará-los para a tão sonhada nota mil. Agora é hora de mostrar os conhecimentos com serenidade e confiança, e o time Seduc está aqui para apoiar”, afirmou Bandeira.
O trabalho preparatório da Seduc incluiu atividades como simulados, aulas de revisão e o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para auxiliar os estudantes na prática de redações.