Imepi apreende 10 balanças falsificadas em Teresina e Lagoa do Piauí
A irregularidade das balanças apreendidas está no fato de que elas não possuem selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).Nesta terça-feira (05), o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu dez balanças de pesagem falsificadas durante fiscalização realizada no povoado Chapadinha Sul em Teresina e na cidade de Lagoa do Piauí.
As ações foram acompanhadas pelos fiscais Newton Júnior, Jorge Fiel e Antônio Pedro do setor da Metrologia do Imepi, que estiveram em comércios e feiras livres da região.
A irregularidade das balanças apreendidas está no fato de que elas não possuem selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Imepi informou ainda que os instrumentos eram importados.
De acordo com o Imepi, as balanças que estão em língua estrangeira ou não possuem selo de verificação do Inmetro são consideradas falsificadas.
O material foi tirado de circulação pois estava prejudicando os consumidores que acabam pagando mais do que deviam, tendo em vista que o valor que aparecia na tela não correspondia ao do item. Além disso, o Imepi autuou os comerciantes envolvidos.