Semarh lança cartilha sobre desertificação e áreas degradadas no Piauí

A revitalização tornará o Nuperade uma referência no combate aos efeitos adversos associados à exploração predatória dos solos da região e de áreas degradadas de modo geral.

Na manhã desta sexta-feira (08), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza, às 9h, o lançamento de cartilha sobre desertificação e áreas degradadas, produzida por professores, técnicos e auditores do órgão, trazendo à tona a temática da desertificação no Piauí e seus aspectos verdadeiros e falsos.

De acordo com Semarh o evento faz parte da primeira etapa de apresentação dos produtos relacionados à revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade), localizado no município de Gilbués.

A auditora fiscal ambiental da Semarh, Catharina Teixeira, destaca que serão apresentados os levantamentos feitos pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), em parceria com a Fadex e a Semarh, para a melhoria do Nuperade para pesquisa, principalmente, e outros aspectos relacionados ao espaço.

A revitalização tornará o Nuperade uma referência no combate aos efeitos adversos associados à exploração predatória dos solos da região e de áreas degradadas de modo geral. O espaço poderá ser utilizado por estudantes e pesquisadores de todo Brasil.

Além disso, o evento reunirá as diversas instituições parceiras, na elaboração da cartilha e revitalização do Nuperade, com seus representantes, pesquisadores e alunos. Dentre elas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Secretaria da Educação (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

Mais conteúdo sobre:

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)

Governo do Piauí

Veja também