Mais de 6 mil famílias de agricultores saíram da linha da pobreza no Piauí, aponta SAF

Os dados foram divulgados pela Diretoria de Planejamento da SAF, nesta quarta-feira (25), com base nas informações do Cadastro Único do Governo Federal.

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) apontou que  6.741 famílias de agricultores do Piauí que tinham uma renda abaixo de R$ 218 por mês em 2023 saíram da linha de pobreza no ano de 2024. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Planejamento da SAF, nesta quarta-feira (25), com base nas informações do Cadastro Único do Governo Federal.

De acordo com a SAF, essa classificação é feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No ano passado, existiam 5.354 famílias que tinham uma renda de até meio salário mínimo, elas superaram esse limite de renda neste ano.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Agricultura familiar

Os dados apontam que cerca de 12 mil famílias são beneficiárias de programas diversos que geram renda no campo, como o Programa de Alimentação Saudável (PAS), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Quitanda da Agricultura Familiar, Distribuição de Sementes e Mudas, Crédito Fundiário, Mecanização Agrícola, Kits de Irrigação e Distribuição de Alevinos, dentre outros.

A secretária da pasta, Rejane Tavares, explicou que a parceria com o Governo Federal proporciona melhorias na transferência de recursos financeiros para famílias da agricultura familiar.

“Nós reunimos mais de 10 famílias apresentando melhorias na renda. Isso é fruto de programas que estão sendo desenvolvidos não só pela nossa secretaria, mas também por outros órgãos e por esse alinhamento com o governo federal que permite uma transferência financeira maior na agricultura familiar”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

Veja também