Sefaz autuou empresas sonegadoras de impostos em R$ 120 milhões no Piauí
Segundo a secretaria, foram realizados 12 cursos para mais de 1.000 contadores e empresários nas principais cidades do estado.A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio do projeto de modernização e melhoria dos sistemas de fiscalização e combate à sonegação, divulgou a realização de capacitações em auditoria contábil aos servidores, focando na Escrituração Contábil Digital (ECD) em 2024.
De acordo com a Sefaz, o objetivo foi aprimorar as habilidades dos auditores na detecção de fraudes e irregularidades financeiras. Por meio da realização de treinamentos da Unidade de Fiscalização de Empresas (Unifis), que abordaram técnicas avançadas de auditoria e análise de dados, resultando em autuações superiores a R$ 120 milhões, comprovando a eficácia na identificação de crimes tributários, como a lavagem de dinheiro.
Segundo a secretaria, foi lançada uma base de conhecimento para a plataforma virtual Teresa, reunindo dúvidas frequentes sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e as malhas fiscais. O material visa simplificar o cumprimento das obrigações fiscais, oferecendo informações acessíveis por meio do chat da atendente virtual, além disso, foi publicada a versão 1.7 das Regras de Pós-Validação da EFD, com atualizações importantes, como a exigência do Demonstrativo de Informações Anuais e novos registros fiscais.
Segundo a Sefaz, foram realizados 12 cursos para mais de 1.000 contadores e empresários nas principais cidades do estado, como Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Corrente e Uruçuí, com o intuito de promover a autorregularização, evitar multas e fortalecer a colaboração com os profissionais da contabilidade, tornando o ambiente tributário mais eficiente e transparente. Essas iniciativas reforçam o compromisso da secretaria com a transparência e a conformidade fiscal, promovendo maior clareza e a melhoria contínua das informações tributárias.