Piauí ultrapassa marca de 97% da vacinação contra aftosa, diz Adapi
A agência tornou público os dados em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (1º).A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), divulgaram, nesta quinta-feira (1º) os dados da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. O relatório foi apresentado pelo Secretaria Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu e pela Coordenadora da Campanha de vacinação contra febre aftosa no Piauí, Simone Lima.
Segundo o relatório, o Piauí atingiu a meta de 97,13% de imunização, alcançando o maior índice de cobertura vacinal dos últimos 9 anos.
De acordo com a Adapi, a 2ª etapa, iniciada em novembro de 2023 e finalizada no último dia 15 de janeiro, era destinada aos bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. Ao todo 660.206 animais foram vacinados de um total de 679.716 animais envolvidos na etapa (animais de até 24 meses) distribuídos em 41.761 propriedades no Estado.
Fábio Abreu relatou a importância dos resultados serem alcançados no Piauí. “O nosso estado está pleiteando sair da classificação que ainda se encontra hoje para um estado livre da aftosa através da vacinação. Nós precisamos entender que estados como Maranhão, Tocantins, Bahia e outros que já estão saíram do índice dessa doença infecciosa impedem qualquer tipo de comercialização com estados que não estão neste mesmo patamar, ou seja, o Piauí ficaria impedindo de vender para estes estados”, enfatizou o secretário.
Clique aqui e confira na íntegra os dados completos da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa.