Produção de grãos deve apresentar queda de 7,5% no Piauí, aponta IBGE
A Aprosoja Piauí apontou que a redução na produção de milho e o atraso no plantio da soja contribuíram para a diminuição geral na safra.Após sete anos consecutivos de crescimento, os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram uma diminuição na safra de grãos, principalmente devido à diminuição da área plantada de milho, tanto na primeira quanto na segunda safra. Porém, o diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), Rafael Maschio, afirmou que a cultura da soja está apresentando um aumento na produção.
De acordo com levantamentos da CONAB, o crescimento na produção de soja está previsto entre 5 e 10%, impulsionado pelo aumento da área plantada na safra 2023/2024, que alcançou quase 10%. O diretor Maschio explica que a redução na produção de milho, especialmente na segunda safra, e o atraso no plantio da soja devido a condições climáticas desfavoráveis contribuíram para a diminuição geral na safra de grãos do estado.
Além disso, a Aprosoja Piauí informou que o fenômeno El Niño trouxe desafios adicionais para o setor, incluindo um atraso de 30 a 40 dias no plantio da soja em comparação com a safra anterior, além de uma redução significativa no volume de chuvas durante o período de plantio. No entanto, Maschio ressalta que o clima favorável desde então deve resultar em uma boa produtividade. A área plantada com milho safrinha pode ter uma redução de até 50% devido a esses atrasos e aos custos de produção em relação ao preço do produto.
Ainda conforme a Aprosoja, embora os números ainda não estejam completamente consolidados, as projeções indicam que a área plantada de soja no estado ultrapassará 1 milhão de hectares, com um aumento de 9,8%. A produção de soja deve atingir cerca de 3,7 milhões de toneladas, um aumento de aproximadamente 4% em relação à safra anterior.