Prefeitura de Teresina participa do Encontro Nacional Urban95 em Recife
O evento reúne cidades que fazem parte da Rede Urban95 para trocar experiências, consolidar parcerias e conhecer programas e serviços voltados para a primeira infância.A Prefeitura de Teresina divulgou que está participando ao longo desta semana do encontro Urban95 2024 em Recife (PE). A presença acontece através da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (Seplag) e Agenda Teresina 2030, ambas vinculadas à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).
O evento reúne cidades que fazem parte da Rede Urban95 para trocar experiências, consolidar parcerias e conhecer programas e serviços voltados para a primeira infância.
Segundo Jivago Gonçalves, Secretário Executivo da SEMPLAN, essa é uma oportunidade de conhecer ações voltadas para aprimorar o conhecimento da capital piauiense nas políticas voltadas aos primeiros anos da infância.
“Nossa capital se destaca pois é uma das poucas cidades brasileiras a ter o Plano Municipal pela Primeira Infância. Estamos aqui para aproveitar essa oportunidade de conhecer ações voltadas para esta vertente e aprimorar o conhecimento da capital piauiense nas políticas voltadas para os primeiros anos da infância”, explica.
O Encontro Urban95 reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das cidades que compõem a Rede para compartilhar experiências, aprender, ver e sentir como funcionam as políticas públicas e os serviços para a primeira infância da cidade sede, que nesta edição é Recife (PE). As reuniões iniciaram nesse domingo (21) e seguem até esta terça-feira (23), acontecendo simultaneamente com a Semana do Bebê em Recife.
Sobre a Urban95
A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis. No Brasil, a iniciativa é realizada pelo CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.