Seduckathon: Rafael premia 50 estudantes com viagem internacional
Os finalistas ganharam um intercâmbio internacional para os Estados Unidos e a Coréia do Sul.Nessa sexta-feira (26), o governador do Piauí, Rafael Fonteles entregou a premiação do Seduckhaton, campeonato de programação promovido pela Secretaria da Educação (Seduc).
Segundo o governo, essa foi a fase final, encerrada após três dias de atividades, onde 10 times formados por estudantes da rede pública estadual de ensino, matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, apresentaram projetos com soluções práticas da rotina escolar.
Segundo Rafael Fonteles, essa é uma política pública importante. “Uma ação que potencializa a melhoria da educação e a educação de base tecnológica, que é o que vai oportunizar muito mais situações de prosperidade para esses garotos e garotas, que estão participando desse processo" disse.
O grande campeão foi o Ceti Liceu Parnaibano, onde os alunos escolheram, como premiação, ir para os Estados Unidos. Na solenidade, foi assinado o termo de cooperação com a Worcester Tech, instituição americana representada no ato pelo diretor Drew Weymouth.
Os finalistas ganharam um intercâmbio internacional para os Estados Unidos e a Coréia do Sul. Foram contemplados também as quatro turmas que ficariam “de fora”. O governador informou ainda o plano de ampliar o número de intercambistas do Seduckathon nos próximos anos, chegando a 100 estudantes em 2025 e a 200 em 2026.
Sobre o Seduckathon
Seduckathon é um dos resultados das viagens internacionais do governador Rafael Fonteles, que realizou o ‘link’ com instituições renomadas no mundo, para receber estudantes piauienses. Quase 1.400 alunos se inscreveram para as provas objetivas da primeira fase. Dez projetos foram selecionados para a grande final.
Resultado final do Seduckathon 2024:
1º - Ceti Liceu Parnaibano
2º - Ceep Pref. João Mendes de O. Melo
3º - Ceti Nossa Senhora do Patrocínio
4º - Ceti Paulistana
5º - Ceti Conselheiro Saraiva
6º - Ceti Paulo Ferraz