Polícia Civil reforça a importância da campanha Maio Laranja no Piauí

O estado registra 715 casos em um ano; campanhas e canais de denúncia são intensificados para combater a violência contra crianças e adolescentes

A campanha Maio Laranja chama atenção para ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. dados recentes do Núcleo de Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, o estado registrou 715 casos de estupro de vulnerável entre março de 2023 e abril de 2024. Somente no primeiro trimestre deste ano, de janeiro a março, foram reportados 168 casos, totalizando 189 vítimas.

Diante desse preocupante cenário, Rosa Chaib, porta-voz da secretaria, enfatiza a importância da conscientização e da denúncia desses crimes: "É importante que toda a sociedade se conscientize para combater e denunciar esses crimes. Para denunciar, utilize o Disque 100, dirija-se ao Conselho Tutelar mais próximo ou registre um boletim de ocorrência em qualquer delegacia de polícia."

Segundo o governo do estado, as denúncias de crimes contra crianças e adolescentes podem ser realizadas através de diversos canais, garantindo o anonimato do denunciante. A Polícia Civil do Piauí disponibiliza o link portal.pi.gov.br/pc/denuncia-anonima para essas denúncias. Alternativamente, também é possível registrar denúncias no site ouvidoria.mdh.gov.br e no aplicativo Direitos Humanos Brasil. Em Teresina, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) atende pelo telefone (86) 99503-0666.

A Polícia Civil apoia a campanha "Não feche os olhos", promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em alusão ao “Maio Laranja”. Este mês, diversos municípios do estado estão engajados em uma ampla programação de conscientização. A campanha é parte da operação Caminhos Seguros, coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

A campanha e a operação visam sensibilizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes, estimulando a denúncia e a prevenção de abusos. A sociedade é encorajada a participar ativamente, denunciando casos suspeitos e contribuindo para a criação de um ambiente mais seguro e protetor para todos.

Serviço:

- Disque 100: Canal nacional de denúncias. 

- Conselho Tutelar: Para denúncias presenciais. 

- Delegacias de Polícia: Registro de boletins de ocorrência. 

- Denúncias anônimas:portal.pi.gov.br/pc/denuncia-anonim

- Site da Ouvidoria: ouvidoria.mdh.gov.br

- Aplicativo Direitos Humanos Brasil: Disponível para download. 

- DPCA Teresina: (86) 99503-0666.

Mais conteúdo sobre:

Polícia Civil do Piauí

Veja também