Assembleia Legislativa fará audiência para discutir violência contra a mulher no Piauí
A audiência sobre a violência contra a mulher e feminicídio no Piauí e no Brasil será realizada no dia 17 de junho na Comissão de Defesa do Direito da Mulher.A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai realizar uma audiência para debater sobre a “violência contra a mulher e feminicídio no Piauí e no Brasil", marcada para acontecer no próximo dia 17 de junho. O requerimento foi encaminhado pela deputada Simone Pereira (MDB) e lido na sessão plenária.
A discussão será realizada na Comissão de Defesa do Direito da Mulher, onde será apresentado o resultado de uma pesquisa recente do Instituto DataSenado, que traz dados em âmbito nacional sobre o tema. Além disso, a audiência contará com a participação de
Representantes do Instituto Banco Vermelho, de Recife, uma organização que atua em diversas unidades da federação no enfrentamento à violência contra a mulher, estarão presentes na audiência.
Projeto Banco Vermelho
Simone Pereira, vice-presidente da Comissão de Defesa do Direito da Mulher na Alepi, pretende aproveitar o debate para apresentar o projeto Banco Vermelho. Esta iniciativa, já implantada em Recife, surgiu como resposta ao alarmante número de feminicídios no Brasil.
De acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora, 26 mulheres são vítimas de violência e, em 2022, foram registrados 1.437 casos de feminicídio no país.
Segundo a parlamentar, o Movimento Banco Vermelho faz parte de um projeto internacional de enfrentamento ao feminicídio que teve início na Itália. A ação consiste na instalação de bancos vermelhos em locais públicos ou privados com grande circulação de pessoas, como shoppings. Cada banco leva uma mensagem de reflexão sobre a violência contra a mulher, buscando conscientizar a população e promover um ambiente de respeito e igualdade.