CGJ-PI é destaque em Encontro nacional do Poder Judiciário
. A Corregedoria do Piauí recebeu o prêmio de Boas Práticas nas Diretrizes Estratégicas 7, 8, 10 e 13, consolidando seu compromisso com a eficiência e a inovação no Judiciário.Na última quinta-feira (16), a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) foi destaque durante a 1ª Reunião Preparatória do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília. O evento reuniu presidentes e corregedores representantes de tribunais de todo o país, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pelas áreas de gestão estratégica e servidores das áreas de estatística dos órgãos da Justiça.
A CGJ-PI foi agraciada com o Prêmio Corregedoria Ética, que reconhece iniciativas inovadoras e incentiva o cumprimento das Metas Nacionais e a observância das Diretrizes Estratégicas das Corregedorias. A Corregedoria do Piauí recebeu o prêmio de Boas Práticas nas Diretrizes Estratégicas 7, 8, 10 e 13, consolidando seu compromisso com a eficiência e a inovação no Judiciário.
Entre os projetos premiados, destacou-se o Painel de Monitoramento de Litigância Serial, desenvolvido pelo Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (NAPIA/CGJ), que recebeu o prêmio relacionado à Diretriz nº 7. Este painel visa monitorar e gerir ações repetitivas, contribuindo para a celeridade e a eficiência do sistema judiciário.
Outro projeto destaque foi o programa Girassol, realizado em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do TJPI (CEVID), instituído para enfrentar a violência doméstica e familiar contra magistradas e servidoras do Tribunal. Este programa recebeu o prêmio em relação à Diretriz nº 8, sendo um marco na promoção da segurança e do bem-estar das mulheres no Judiciário piauiense.
Na categoria relacionada à Diretriz nº 10 do CNJ, o projeto Novos Caminhos foi premiado por suas iniciativas inclusivas. O projeto visa aproximar pessoas cegas ou com baixa visão do Judiciário piauiense por meio de visitas institucionais e eventos, além de promover palestras e capacitações entre magistrados(as) e servidores(as) sobre temáticas inclusivas.
A Corregedoria do Piauí também recebeu uma menção honrosa pelo Painel de Controle dos Presos Provisórios, destacando-se pela eficiência e transparência na gestão de informações sobre detentos.
O corregedor geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, celebrou as conquistas: “Esses prêmios refletem o empenho e a dedicação de toda a equipe da Corregedoria em promover a justiça de forma eficiente e humanizada. Continuaremos trabalhando para implementar práticas inovadoras que beneficiem a sociedade piauiense”, destacou o corregedor.