SSP-PI adere à programa de combate ao desaparecimento de crianças

O programa é um sistema de alerta ativado em casos de rapto, sequestro ou desaparecimento de crianças e adolescentes com menos de 18 anos.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Laboratório de Operações Cibernéticas, aderiu ao programa nacional “Amber Alert Brasil”.

O programa é um sistema de alerta ativado em casos de rapto, sequestro ou desaparecimento de crianças e adolescentes com menos de 18 anos.

De acordo com o programa, o sistema, quando é acionado, envia anúncios por meio das redes sociais da Meta em um raio de 160 km do local do ocorrido. O objetivo é auxiliar na busca de crianças ou adolescentes desaparecidos ou sequestrados que estejam em situação de risco grave e iminente de morte ou lesão corporal grave, sob investigação da segurança pública.

Segundo o delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil da SSP, o alerta é enviado para as redes sociais divulgando que a criança ou adolescente está desaparecido, com o intuito de identificar rapidamente a localização das vítimas.

"O anúncio é enviado para as redes sociais Facebook e Instagram. O alerta divulga a descrição da criança ou adolescente desaparecido, bem como a descrição de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento no crime. Essa medida visa mobilizar a comunidade e as autoridades para uma rápida e eficiente localização das vítimas”, explicou o delegado.

Mais conteúdo sobre:

SSP-PI

Programa Nacional de Imunização (PNI)

Operação Policial

Veja também