Núcleo de Córneas do Heda registra aumento de 150% nas doações

Pacientes aguardam na fila de espera por um transplante de córnea no Piauí

A gestão do Instituto Saúde e Cidadania (Isac), com o Núcleo de Córneas do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), atingiu a marca de 20 doações de córneas em 2024, um aumento de 150% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas apenas 8 doações.

Segundo a Heda, no Piauí 360 pacientes aguardam na fila de espera por um transplante de córnea, conforme dados da Central Estadual de Transplantes. Esses pacientes esperam ansiosamente pela oportunidade de voltar a enxergar e ter uma vida independente.

De acordo com a Nadja Miranda de Freitas, coordenadora do Núcleo de Córneas de Parnaíba, o Núcleo de Córneas do Heda é referência na captação de córneas na região. “Localizado no Heda e vinculado ao Banco de Olhos, em Teresina, o núcleo é pioneiro nessa iniciativa. Recentemente, o Banco de Olhos expandiu suas atividades, implantando um núcleo também no município de Piripiri, seguindo o modelo de sucesso da equipe de Parnaíba”, destaca.

Além disso, o Núcleo de Córneas do Heda, em funcionamento desde 2020, é certificado pelo Banco de Tecidos Oculares do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O atendimento ocorre todos os dias da semana, das 7h às 19h.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Rafael Fonteles

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Veja também