Polícia do Piauí é a menos letal do país, diz levantamento

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí anunciou uma significativa redução de 33% nas mortes durante intervenções policiais nos primeiros cinco meses de 2024

Na manhã dessa quarta-feira (05) a Secretaria de Segurança Pública do Piauí anunciou uma significativa redução de 33% nas mortes durante intervenções policiais nos primeiros cinco meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2023, foram registradas 12 mortes durante operações policiais, enquanto em 2024 o número caiu para 8 casos.

Segundo o comandante-geral, coronel Scheiwann Lopes, essa redução se deve ao contínuo esforço na qualificação e no aperfeiçoamento das técnicas empregadas pelos policiais militares. "Essa redução reflete o cuidado com a técnica policial. A Polícia Militar do Piauí só utiliza arma de fogo diante de uma injusta agressão", afirmou o comandante.

Durante este ano, a Polícia Militar do Piauí contabilizou 44 mil ocorrências, resultando em 6.800 conduções provenientes de crimes diversos e 3.600 prisões. Segundo o coronel Scheiwann Lopes, a corporação vem implementando uma série de medidas para garantir uma atuação cada vez mais eficaz e menos letal, sempre priorizando a proteção da vida e a segurança da população.

De acordo com Chico Lucas, secretário de Segurança Pública,  a atuação da Polícia Militar do Piauí tem se destacado nacionalmente não apenas pela eficiência no combate ao crime, mas também pela humanização de suas ações. "Medidas inovadoras e estratégias de aperfeiçoamento têm sido implementadas para garantir que cada intervenção policial seja conduzida com o máximo de cuidado e técnica. Nosso objetivo é promover uma segurança pública que respeite e proteja a vida”, garantiu o secretário.

Além disso, a redução nas mortes durante intervenções policiais é um indicativo positivo dos esforços da Polícia Militar do Piauí em melhorar as operações e garantir a segurança da população de maneira mais humanizada e técnica.

Mais conteúdo sobre:

Chico Lucas

Scheiwann Lopes

SSP-PI

Governo do Piauí

Veja também