Piauí avança fase para reconhecimento internacional como área livre da aftosa
Essa tarefa deve ser concluída até 30 de julho, conforme prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).A Secretaria da Assistência e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), está avançando rumo ao reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, em conjunto com outros 21 estados brasileiros.
De acordo com a Sada, o desafio atual é traduzir toda a legislação estadual de defesa agropecuária relacionada ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) para o inglês. Essa tarefa deve ser concluída até 30 de julho, conforme prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Segundo João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, após a comunicação, já foi articulado a busca de um tradutor especializado para o trabalho, que requer precisão devido aos termos técnicos presentes nos documentos.
“Imediatamente após a comunicação, já articulamos a busca de um tradutor especializado para esse trabalho, que requer precisão devido aos termos técnicos presentes nos documentos. Estamos muito próximos dessa conquista, que será formalizada na França e abrirá mercados inimagináveis há pouco tempo atrás,” declarou.