Número de cirurgias ortopédicas em hospitais do interior subiu 29% no Piauí
A linha integra a Rede de Trauma coordenada pela Rede de Urgências e Emergências (RUE).A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com o programa Linha de Cuidado ao Trauma, possibilitou um aumento de 29% nas cirurgias ortopédicas dos hospitais do interior do estado, no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano passado. A linha integra a Rede de Trauma coordenada pela Rede de Urgências e Emergências (RUE).
Com os procedimentos cirúrgicos no primeiro semestre de 2023 foram realizadas 3.970, já este ano, no mesmo período, esse número subiu para 5.131, sendo realizadas a mais de 1.161 cirurgias.
Segundo o coordenador da Linha de Cuidado ao Trauma, Samuel Machado, a implantação do programa também possibilitou a diminuição da fila de fraturas ortopédicas em 60%.
“Quando analisamos os números e comparamos com a fila, do início do programa em outubro de 2023, percebemos uma queda de 60% na fila de fraturas ortopédicas”, afirmou.
De acordo com o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o objetivo do serviço é diminuir a morbimortalidade causada por traumas decorrentes de acidentes, implementando ações de prevenção e tratamento, incluindo atendimentos e cirurgias ortopédicas em diversos municípios. “Este avanço permite tratar casos mais complexos de forma mais eficaz, evidenciando o contínuo progresso da Rede de Trauma no Piauí”, destaca.