Ministério Público e TJ discutem Justiça Restaurativa em Teresina e Parnaíba
A iniciativa será feita em escolas e deve expandir para outras cidades do Piauí.Coordenadores do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Piauí se reuniram para dialogar sobre o projeto Justiça Restaurativa nas Escolas, que será realizado em escolas de Teresina e Parnaíba.
De acordo com o MP-PI, a iniciativa tem como objetivo a formação de uma parceria, que visa a execução conjunta da Política Judiciária de Justiça Restaurativa junto às escolas do Piauí.
O projeto deverá ser expandido para todo o Estado, por meio das Gerências Regionais de Educação.
A justiça restaurativa consiste na solução de conflitos e violência que se orienta pela sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. A Coordenadora do NUPAR, Cynara Barbosa, afirmou que o MP vem realizando um trabalho de atendimentos, através de técnicas próprias da Justiça Restaurativa, de casos envolvendo conflitos escolares e também realizando capacitação da rede de coordenadores pedagógicos do município
O projeto também contou com representantes da Defensoria Pública do Piauí, Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC) e Escola de Governo.