Sesapi aumenta oferta de práticas integrativas para pacientes no Piauí
O estado passou de 39 para 60 municípios com oferta desses serviços para a população de forma gratuita através do SUS.A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da sua Gerência de Atenção Primária à Saúde, divulgou um aumento significativo na oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Piauí. De janeiro a junho de 2024, o número de municípios que oferecem esses serviços gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu de 39 para 60, representando um crescimento de 25%.
Segundo o Governo do Estado, as PICS incluem abordagens terapêuticas que visam promover a saúde, prevenir doenças e promover a recuperação, destacando a importância da escuta acolhedora e da conexão entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade. Institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) em 2006, essas práticas oferecem 29 tipos de atendimentos gratuitos à população.
Samara Lima, técnica estadual das PICS na Sesapi, destacou a importância do crescimento dessas práticas. “Temos 15 modalidades de PICS executadas no estado, e o fortalecimento dessas práticas é fundamental para melhorar e ampliar a qualidade dos serviços da Atenção Primária. Exemplos positivos, como o de Landri Sales, mostram os benefícios em áreas como manejo da dor e suporte a problemas emocionais e cardiovasculares”, afirmou Lima.
Em Landri Sales, mais de 30 crianças com necessidades especiais estão se beneficiando das PICS por meio da ventosaterapia. Este tratamento, adaptado para crianças, visa promover alívio e tranquilidade. As sessões, que duram de 20 a 30 minutos, são realizadas semanalmente e adaptadas às necessidades individuais de cada paciente.
Lisliane Pereira, mãe de uma criança autista que participa das práticas em Landri Sales, compartilha sua experiência: “Eu já conhecia o tratamento e vejo que ajuda bastante, tanto para relaxar quanto para trazer benefícios às crianças autistas e outras com comorbidades. Minha filha está mais relaxada e calma, e o tratamento tem sido maravilhoso”, ressaltou.
As PICS podem ser oferecidas em Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios especializados, serviços de reabilitação, centros de saúde mental, centros de PICS e hospitais.