Juiz piauiense Marcus Klinger participa de Encontro Nacional dos GMFs em Rondônia
O evento reuniu magistrados de todo o país para discutir o fortalecimento institucional dos GMFs.O juiz Marcus Klinger, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), participou do 3º Encontro Nacional dos GMFs, realizado nos dias 08 e 09 de agosto em Porto Velho, Rondônia. O evento reuniu magistrados de todo o país para discutir o fortalecimento institucional dos GMFs e compartilhar boas práticas nos sistemas penal e socioeducativo.
Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), o GMF de Rondônia, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), o encontro teve como destaque o lançamento do Manual de Fortalecimento dos GMFs. Este documento, elaborado com base na Resolução CNJ nº 214/2015, visa orientar e aprimorar a atuação dos grupos de monitoramento nos tribunais.

Durante os dois dias do evento, foram realizados painéis que abordaram temas como a otimização do uso do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), a integração dos serviços de alternativas penais, as audiências de custódia, e as inspeções em meio aberto no sistema socioeducativo. Essas discussões visam promover melhorias contínuas e a adoção de práticas mais eficazes nos processos de execução penal e medidas socioeducativas.