Judiciário piauiense realiza Semana Nacional da Conciliação em novembro

O evento deste ano traz como tema "É tempo de conciliar", uma mensagem clara de incentivo ao diálogo e à busca por soluções pacíficas para os conflitos.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) prepara-se para a XIX Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024. Essa iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o Brasil, tem como principal objetivo estimular o uso de métodos consensuais na solução de litígios, reforçando a importância de alternativas como a conciliação e a mediação no cotidiano da Justiça brasileira. O evento deste ano traz como tema "É tempo de conciliar", uma mensagem clara de incentivo ao diálogo e à busca por soluções pacíficas para os conflitos.

A Semana da Conciliação é uma ação consolidada no calendário do Judiciário brasileiro e visa a promover um modelo de Justiça mais ágil e acessível, pautado na resolução amigável de impasses, em vez da judicialização prolongada. No Piauí, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, destaca o papel crucial dessa iniciativa para a melhoria do sistema de Justiça, especialmente no que se refere ao 1° Grau.

Para o desembargador Olímpio Galvão, a Semana Nacional da Conciliação tem contribuído para tornar o Judiciário mais eficiente e próximo da população. “Em novembro ocorre mais uma edição da Semana da Conciliação, uma iniciativa que fomenta e incentiva a adoção de soluções consensuais para conflitos e o fortalecimento das relações institucionais do Poder Judiciário, através de um modelo de Justiça mais objetivo na prevenção de litígios", ressalta o corregedor.

A conciliação, conforme explica o desembargador, permite que as partes envolvidas em um litígio cheguem a um acordo de maneira mais célere e menos onerosa, tanto em termos financeiros quanto emocionais. "A conciliação oferece às partes envolvidas a oportunidade de resolverem seus impasses de maneira menos onerosa, tanto em termos de tempo quanto de recursos, proporcionando experiências mais positivas e colaborativas", afirma Galvão.

O corregedor também destaca que esse tipo de abordagem evita que processos se arrastem por longos períodos no Judiciário, desonerando as partes e contribuindo para um ambiente de maior colaboração entre todos os envolvidos. Segundo ele, a Semana da Conciliação não apenas traz vantagens para os participantes diretos dos processos, mas também fortalece o sistema de Justiça como um todo, que passa a ser visto como um facilitador de soluções rápidas e eficazes.

Mais conteúdo sobre:

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Semana Nacional da Conciliação no Piauí

Veja também