Rafael Fonteles recebe visita de piauiense vencedor do Prêmio Nobel da Ciência

O jovem de 16 anos foi premiado em uma das mais importantes competições científicas voltadas à preservação dos recursos hídricos.

O governador Rafael Fonteles recebeu, nessa quarta-feira (04), no Palácio de Karnak, o jovem cientista Manoel José Nunes Neto, de 16 anos, vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, uma das mais importantes competições científicas voltadas à preservação dos recursos hídricos.

O projeto premiado, chamado Aquatic Rover, é um dispositivo autônomo para monitoramento da qualidade da água em rios e lagos. A vitória colocou Manoel entre os destaques mundiais em inovação científica jovem, levando-o a representar o Brasil em uma competição internacional promovida pelo Stockholm International Water Institute (SIWI).

Rafael Fonteles pontuou a importância do incentivo à pesquisa e destacou que o governo vai apoiar o projeto do jovem Manoel. "O Governo do Estado tem um programa de incentivo à pesquisa no ensino médio nas escolas públicas. Vamos estender também, nesse caso, dado essa premiação para o projeto do Manoel, que o estado vai apoiar, para ele aperfeiçoar ainda mais esse belo produto, essa bela ideia que ele teve, e que está aperfeiçoando ao longo do tempo", ressalta o governador.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Rafael Fonteles recebe visita de piauiense vencedor do Prêmio Nobel da Ciência Jovem

De acordo com o Governo do Piauí, o Aquatic Rover foi desenvolvido por Manoel ao longo de um ano e meio e visa monitorar a qualidade da água em áreas vulneráveis, como as comunidades ribeirinhas. Segundo o jovem, a inspiração veio após assistir a reportagens que mostravam a dura realidade de regiões atingidas pela poluição, especialmente as tribos Yanomami, que sofrem com a contaminação de rios por mercúrio devido ao garimpo ilegal. 

"Um certo dia, o meu professor Victor chegou para mim e disse que tinha uma feira interessante envolvendo projetos relacionados com a água", relembra Manoel, referindo-se ao incentivo que o levou a concorrer na etapa nacional do prêmio e, em seguida, na competição internacional.

Manoel destaca o apoio dos professores e o desafio de conciliar o aprendizado técnico com a construção do dispositivo. "Foi uma construção árdua, pois tive de superar muitos desafios e aprender mais coisas", afirmou. O Aquatic Rover é capaz de coletar dados sobre a qualidade da água de forma autônoma, auxiliando no combate à poluição hídrica em regiões que carecem de monitoramento adequado.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Rafael Fonteles

Veja também