Piauí apresenta projeto inovador de inteligência artificial na Bett Show 2025

De acordo com a pasta, o programa piauiense, que integra o currículo do 9º ano do Ensino Médio, já beneficia mais de 120 mil estudantes..

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, destacou o projeto de ensino de Inteligência Artificial (IA) implementado na rede estadual durante a Bett Show, em Londres. O evento ocorre entre os dias 22 e 24 de janeiro e reúne especialistas de 130 países.

De acordo com a pasta, o programa piauiense, que integra o currículo do 9º ano do Ensino Médio, já beneficia mais de 120 mil estudantes. Reconhecido pela Unesco, o projeto é o primeiro das Américas a adotar a IA em larga escala na educação básica. Segundo o Governo do Estado, a parceria com o Google foi essencial para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas utilizadas tanto por alunos quanto por professores.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Projeto sobre ensino de IA é apresentado em Londres

Durante o evento, a delegação do Piauí participou de discussões sobre o impacto da IA na educação pública e sua aplicação em larga escala, com foco em equidade.

Segundo Washington Bandeira, a experiência do estado vem servindo de exemplo para outras regiões. “Essa revolução educacional e tecnológica tem transformado a vida de nossos estudantes e acelerado o desenvolvimento do estado”, afirmou.

Além de apresentar o projeto, a equipe piauiense conquistou o primeiro lugar no desafio HackGems, uma competição promovida pela Bett Show. A iniciativa premiou uma ferramenta inovadora que cria planos de aula interativos com base em tecnologia avançada. A solução será desenvolvida e implementada nas escolas estaduais. “Vamos incubar e acelerar essa solução para implementá-la nas Escolas Seduc”, completou o secretário.

Por Maria Gisele.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Washington Bandeira

Veja também