Aplicativo promete otimizar trânsito na Ponte Metálica que liga Teresina a Timon
A plataforma SmartFlow foi desenvolvida por estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Timon e deve ser lançada ainda em março.Milhares de condutores utilizam diariamente a Ponte Metálica, que liga Teresina (PI) à cidade de Timon (MA). Com o fluxo intenso de veículos e a incerteza quanto ao tempo de abertura do sinal, os estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desenvolveram um aplicativo que irá otimizar o trânsito, garantindo informações em tempo real. A plataforma SmartFlow deve ser lançada ainda em março.
De acordo com a Prefeitura de Timon, o aplicativo foi apresentado ao prefeito Rafael Brito na última terça-feira (24) pelo orientador do projeto, professor Abílio de Sousa, do IFMA Timon.

Através do SmartFlow, a população deve se informar sobre o sentido aberto da ponte, o tempo restante até a mudança de sentido, histórico e previsões para melhor planejamento da rota.
Segundo o professor Abílio de Sousa, a plataforma, premiada em 1º lugar no Seminário de Iniciação Científica do IFMA, funcionará por meio de Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Timon, com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
“A atualização do estado da ponte será enviada em tempo real. O usuário receberá alerta até quando a ponte estará fechada para manutenção”, complementa o professor.
O prefeito Rafael enfatizou a importância dessa nova ferramenta para a fluidez no trânsito. “Essa parceria em programas e pesquisas realizadas pelo IFMA nas diversas áreas contribui diretamente nas ações realizadas pela Prefeitura para o desenvolvimento de Timon”, destacou o prefeito Rafael Brito.
Com informações da Prefeitura de Timon