Servidores públicos do estado reclamam de demora para se aposentar
O TCE realizou na manhã de ontem (09) uma audiência pública para debater sobre questões envolvendo a previdência dos servidores públicos estaduais.
Representantes de sindicatos dos servidores estaduais reclamaram ao Tribunal de Contas do Piauí sobre a dificuldade que muitos servidores estão encontrando para se aposentar e a demora que um processo de pedido de aposentadoria tem levado.
Com isso, O TCE realizou na manhã de ontem (09) uma audiência pública para debater sobre questões envolvendo a previdência dos servidores públicos estaduais.
- Foto: DivulgaçãoO TCE realizou na manhã de ontem (09) uma audiência pública para debater sobre esses assuntos.
Os Servidores reclamam, dentre outras questões, a não aplicação do reenquadramento funcional determinado em lei e a suspensão do abono de permanência no momento em que o servidor solicita a aposentadoria e não após o seu efetivo desligamento.
O advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), Geovani Brito, afirmou que o principal intuito da audiência é agilizar o procedimento de aposentadoria. “Queremos impedir que o servidor passe 2 a 3 anos esperando para se aposentar, o ideal seria um ajuste de conduta para realização desse procedimento com prazos estabelecidos”.
O presidente da Fundação Piauí Previdência, Marcos Steiner, destacou os esforços que o Governo do Estado tem feito para que os processos mais antigos sejam prioridades. “Estamos trabalhando para que esses processos sejam finalizados o mais rápido possível”, explicou. Steiner também lembrou das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado e do déficit da Previdência.
Devido à ausência de representantes da Secretaria de Administração e da Procuradoria do Estado, o presidente do TCE, Olavo Rebelo, solicitou o agendamento de uma reunião com representantes dos sindicatos, da Secretaria de Administração, da Educação e outros entes, para discutir as propostas para resolução das questões discutidas durante a audiência.
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi -
Instituto de Desenvolvimento do Piauí inicia obras na Barragem de Pedra Redonda
A obra é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do Idepi -
Obra do Mercadão das Mulheres segue para fase final no Parque Brasil
Segundo a Prefeitura de Teresina, o projeto tem como objetivo impulsionar a economia local, criando um ambiente estruturado para o comércio de produtos e serviços -
Rafael Fonteles assina decreto que amplia área de proteção ambiental em Paulistana
De acordo com o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente -
Governo do Piauí define jornada de trabalho de servidores para o final de 2024
O objetivo do revezamento é garantir a continuidade dos serviços essenciais, especialmente de atendimento ao público.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir