Viagora

Mendonça Filho confirma piso salarial do magistério para 2018

A Portaria com aumento de 6,81% foi assinada ontem (28) pelo Ministro da Educação.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta quinta-feira, 28, portaria com aumento de 6,81% para o piso salarial dos professores para 2018. A porcentagem já havia sido pré-estabelecida no último dia 20 em reunião dos membros do Fórum para acompanhamento da atualização desse valor, na sede do Ministério da Educação.

Segundo o Ministério da Educação, o percentual de reajuste está 4,01% acima da inflação prevista para este ano, que é de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado na última semana pelo Banco Central (BC). Com isso, o piso nacional do magistério tem um ganho real de 3,90% e um salário de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais.

  • Foto: Antônio Cruz/Agência BrasilMendonça Filho Ministro da EducaçãoMendonça Filho, Ministro da Educação

“Este é o segundo ano consecutivo em que o piso é reajustado com valor real acima da inflação, o que é muito bom para os professores”, afirmou Mendonça Filho. Nos últimos dois anos, os professores tiveram um ganho real de 5,22%, o que corresponde a R$ 124,96.

Na reunião da última semana, foi aberto diálogo com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) – que representam os estados – e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Critério para reajuste

O critério adotado para o reajuste, desde 2009, tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que toma como base o último valor mínimo nacional por aluno (vigente no exercício que finda) em relação ao penúltimo exercício. No caso do reajuste deste ano, é considerado o crescimento do valor mínimo do Fundeb de 2016 em relação a 2015.

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Educação - MEC

Facebook
Veja também