MPF abre inquérito contra Dnit e Secretaria Estadual de Transportes
A portaria que autoriza a investigação foi assinada no dia 11 de julho de 2017, pela Procuradora da República Cecilia Vieira de Melo Sá Leitão.
O Ministério Público Federal, por meio da Procuradora da República Cecilia Vieira de Melo Sá Leitão, abriu um inquérito civil para investigar supostas irregularidades cometidas pela superintendência do Dnit no Piauí e a Secretaria de Transportes do Piauí (Setrans) em relação à desapropriações na área da ferrovia Transnordestina. A portaria foi assinada no dia 11 de julho de 2017.
A procuradora ressaltou que já havia sido instaurado um inquérito civil para apurar prejuízos suportados pelas comunidades quilombolas de Contente e Barro Vermelho, em razão da implantação da Transnordestina. Após a realização de diversas diligências, foi ajuizada uma Ação Civil Pública em face do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Transnordestina Logística S/A.
Agora, o inquérito aberto vai analisar informações acerca da atuação do DNIT quanto às “desapropriações irrisórias” que foram relatadas, somada à atuação da Setrans por delegação prevista através de Termo de Compromisso.
A procurada determinou que seja enviado ofício ao DNIT para que preste informações atualizadas acerca das desapropriações realizadas no território das duas comunidades, incluindo os valores já pagos a título de indenização, a extensão do território, os beneficiários e a metodologia de cálculo; além da relação de ações judiciais de desapropriação.
Também deve ser expedido ofício ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que informe sobre a titulação das terras pertencentes às comunidades quilombolas, e as providências adotadas para garantir a defesa dos interesses dos remanescentes das comunidades, nas questões surgidas em decorrência da titulação das suas terras.
Secretária de Estado dos Transportes - Setrans
Ministério Público Federal - MPF
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir