MP-PI vai acompanhar suspensão de portaria sobre competência da PM
O Mnistério Público do Piauí também analisará eventuais medidas judiciais. O MP reforça a ideia de que crimes cometidos por militares contra civis devem ser investigados pela Polícia Judiciária Civil.
O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, instaurou procedimento administrativo para acompanhar o desfecho sobre a vigência da portaria 475/2017, assinada pelo Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.
O Ministério Público do Estado do Piauí entende correta a decisão do Comando da PM em suspender os efeitos da referida portaria, que, a pretexto de regulamentar os efeitos da Lei 13.491/2017, não observou, segundo o MP, as diretrizes desta própria norma e da Constituição Federal.
- Foto: AscomCleandro Moura.
O MP argumenta que a Lei 13.491/2017, no seu artigo 1º, em consonância com o que estabelece o artigo 5º, XXXVI, alínea “d”, da CF, é clara ao afirmar: “§ 1º Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos por militares contra civil, serão da competência do Tribunal do Júri.”
Seguindo esse posicionamento do Ministério, por não se tratar de delito militar, os crimes dolosos contra a vida de civil devem ser investigados pela Polícia Judiciaria Civil, como assim estabelece o artigo 144, inciso IV, parágrafo 4º, da CF.
O Ministério Público do Piauí, mediante esse procedimento administrativo, acompanhará e aguardará o desfecho sobre a vigência da referida portaria, e analisará eventuais medidas judiciais.
Recentemente, essa discussão sobre a competência de investifar crimes cometidos por militares contra civis ganhou força depois que dois policiais militares abordaram um família na zona leste de Teresina, ocasião que resultou na morte de uma criança. O inquérito policial acabou sendo finalizado pela Delegacia de Homicídios, conforme entendimento defendido até mesmo pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí.
Cleandro Moura
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Polícia Militar do Piauí
Quitanda marca presença na Feira da Agricultura Familiar em Teresina
Pelo menos 25 coletivos de produtores da agricultura familiar de Teresina, União, José de Freitas, Altos e Coivaras participarão da feira ao longo dos três dias.Vigilância Sanitária e ADAPI discutem projeto para certificar produtos artesanais
O projeto visa melhorar a produção e comercialização de produtos artesanais.Rafael apresenta programa Saúde Digital em reunião de Países de Língua Portuguesa
O governador Rafael Fonteles apresentou a inovação digital aos representantes dos países-membrosDr. Pessoa recebe membros de Sindicato dos Transportes públicos de Teresina
O encontro ocorreu nessa terça-feira (13), onde foram discutidos os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores do transporte publico da capitalSecretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir