Cleandro Moura vai recorrer para que PM possa fazer boletins
O MP-PI se posicionou sobre a decisão da Justiça que suspendeu recomendação do órgão de que policiais militares poderiam fazer boletins de crimes de menor potencial ofensivo.
O Ministério Público do Piauí se posicionou sobre a decisão do juiz Rodrigo Alaggio Ribeiro de suspender a recomendação de que policiais militares poderiam fazer boletins de crimes de menor potencial ofensivo. A decisão do juiz de Direito da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina foi proferida ontem (18).
- Foto: AscomCleandro Moura.
O Procurador Geral de Justiça, Cleandro Moura, disse que a Recomendação tem como objetivo “garantir a qualidade do serviço público prestado à sociedade piauiense pelas Polícias”.
Cleandro diz que a lei nº 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais) é muito clara ao determinar, sem seu art. 69, que qualquer autoridade policial poderá lavrar TCO quando envolver delitos cuja pena máxima não ultrapasse dois anos. Para o MP-PI, o que se busca é um atendimento mais ágil à população.
O Sindicato dos delegados da Polícia Civil (Sindepol) entrou com uma ação na Justiça para suspender a decisão do Ministério Público. Segundo o sindicato, a Polícia Militar não tem competência para investigar crimes, é uma polícia ostensiva e de manutenção da segurança pública. Cleandro Moura lamenta esse posicionamento.
“Lamentamos a postura do Sindicato dos delegados da Polícia Civil, que numa defesa corporativa intransigente, coloca o interesse da população em segundo plano”, diz a nota.
O MP-PI esclarece que “o TCO não equivale a inquérito policial, tampouco se caracteriza como ato de investigação, tratando-se apenas de uma narrativa, de um resumo do ocorrido”. O órgão ministerial afirma que compete ao Ministério Público e ao Poder Judiciário definir as medidas jurídicas a serem adotadas, diante dos fatos apresentados.
Por fim, o Procurador Geral de Justiça informa que adotará todas as providências cabíveis para garantir a eficácia da Recomendação, bem como submeterá o caso à análise do Conselho Nacional de Justiça.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí
-
Quitanda marca presença na Feira da Agricultura Familiar em Teresina
Pelo menos 25 coletivos de produtores da agricultura familiar de Teresina, União, José de Freitas, Altos e Coivaras participarão da feira ao longo dos três dias. -
Vigilância Sanitária e ADAPI discutem projeto para certificar produtos artesanais
O projeto visa melhorar a produção e comercialização de produtos artesanais. -
Rafael apresenta programa Saúde Digital em reunião de Países de Língua Portuguesa
O governador Rafael Fonteles apresentou a inovação digital aos representantes dos países-membros -
Dr. Pessoa recebe membros de Sindicato dos Transportes públicos de Teresina
O encontro ocorreu nessa terça-feira (13), onde foram discutidos os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores do transporte publico da capital -
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir