No Dia do Piauí, deputados de oposição e situação fazem análise
Diante das dificuldades e crise financeira que o Piauí passa, o Viagora conversou com os deputados Dr. Pessoa e Flora Izabel, para saber se o piauiense tem motivos para comemorar.
Nesta sexta-feira 19 de outubro é comemorado o Dia do Piauí. A data marca, oficialmente, o início do movimento libertário no Piauí e foi quando parnaibanos, liderados por Simplício Dias da Silva, declararam a província independente de Portugal.
Diante das dificuldades e crise financeira que não apenas o Piauí passa, mas todo o país enfrenta, o Viagora conversou com os deputados estaduais Doutor Pessoa (SD) e Flora Izabel (PT), para saber se o piauiense tem motivos para comemorar essa data tão importante para a população do Estado.
- Foto: Josefa Geovana/Viagora
Dr. Pessoa.
Sobre o assunto, o ex-candidato ao governo do Piauí, Doutor Pessoa foi enfático ao afirmar que o Piauí não tem evolução. “Comparando o Brasil com o Piauí a gente percebe que Estado regrediu em nível de pobreza duas vezes mais do que há oito, dez anos atrás. Comparando a Educação do nosso país com a América do Sul, nós temos uma das piores e perdendo para outros países. O Brasil está em sétimo lugar na qualidade de ensino, se a gente comparar 70 países incluindo os emergentes, o Brasil está em 63º lugar e só ganha de sete países na Educação que é o víeis mais forte para o desenvolvimento de uma nação. Tudo isso que falei anteriormente foi para embasar que no Piauí não tem evolução, tem muito é comprador de voto, tem muito é corrupção. O Piauí se não me engano só ganha de dois ou três estados no quesito pobreza e continua sendo um dos Estados lanternas do PIB e renda per capita, então que evolução é essa? Campeia falta de desenvolvimento para emprego e renda, haja vista que a infraestrutura do estado para o desenvolvimento é precária. No ano passado nós tivemos produção de grãos de mais de quatro milhões de toneladas, este ano caiu porque não tem infraestrutura, o cerrado não tem estrada".
- Foto: Josefa Geovana/Viagora
Flora Izabel
Já a petista Flora Izabel disse que apesar das dificuldades em escassez de recursos o Estado tem o que comemorar.
“Acredito que o Piauí tem o que comemorar mesmo com todas as dificuldades que tem enfrentado com a escassez de recursos, com a crise nacional que estamos passando. Apesar disso a gente tem dado saltos de qualidade importante em várias áreas. Eu posso dizer por exemplo, que na área de educação desde quando o Haddad foi ministro, nós aumentamos de cinco escolas técnicas, para 21, deu uma amplitude muito grande. Hoje nós temos ensino médio no Piauí todo, as universidades com polos nas cidades e programas federais que tem colocado muitas pessoas que anteriormente não tinha oportunidade de entrarem na universidade. É importante dizer que o Estado do Piauí diferente de muitos outros, mesmo em crise tem priorizado o pagamento salarial dos servidores públicos e tem conseguido empréstimos baseado no equilíbrio financeiro no qual o Estado se encontra. Se o Piauí não tivesse esse equilíbrio, o Estado não tinha condições de atrair recursos como no caso de mais de 300 milhões de reais que foi conseguido para mobilidade urbana. Na área da Saúde precisa-se fazer muito mais, mas conseguimos descentralizar a saúde sendo uma forma de promover atendimentos para as pessoas que estão em outras cidades para não precisarem se deslocar para Teresina".
Dia do Piauí
Agência Nacional de Águas inspeciona segurança na Barragem Piracuruca
Durante a visita foram avaliadas as condições estruturais da barragem, e foi confirmado que ela está em condições normais de operação.Acidente envolvendo moto deixa homem morto em São José do Piauí
A polícia informou que o acidente ocorreu na madrugada deste sábado (5), na zona rural do município.Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentarDefesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre.Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir