No Dia do Piauí, deputados de oposição e situação fazem análise
Diante das dificuldades e crise financeira que o Piauí passa, o Viagora conversou com os deputados Dr. Pessoa e Flora Izabel, para saber se o piauiense tem motivos para comemorar.
Nesta sexta-feira 19 de outubro é comemorado o Dia do Piauí. A data marca, oficialmente, o início do movimento libertário no Piauí e foi quando parnaibanos, liderados por Simplício Dias da Silva, declararam a província independente de Portugal.
Diante das dificuldades e crise financeira que não apenas o Piauí passa, mas todo o país enfrenta, o Viagora conversou com os deputados estaduais Doutor Pessoa (SD) e Flora Izabel (PT), para saber se o piauiense tem motivos para comemorar essa data tão importante para a população do Estado.
- Foto: Josefa Geovana/ViagoraDr. Pessoa.
Sobre o assunto, o ex-candidato ao governo do Piauí, Doutor Pessoa foi enfático ao afirmar que o Piauí não tem evolução. “Comparando o Brasil com o Piauí a gente percebe que Estado regrediu em nível de pobreza duas vezes mais do que há oito, dez anos atrás. Comparando a Educação do nosso país com a América do Sul, nós temos uma das piores e perdendo para outros países. O Brasil está em sétimo lugar na qualidade de ensino, se a gente comparar 70 países incluindo os emergentes, o Brasil está em 63º lugar e só ganha de sete países na Educação que é o víeis mais forte para o desenvolvimento de uma nação. Tudo isso que falei anteriormente foi para embasar que no Piauí não tem evolução, tem muito é comprador de voto, tem muito é corrupção. O Piauí se não me engano só ganha de dois ou três estados no quesito pobreza e continua sendo um dos Estados lanternas do PIB e renda per capita, então que evolução é essa? Campeia falta de desenvolvimento para emprego e renda, haja vista que a infraestrutura do estado para o desenvolvimento é precária. No ano passado nós tivemos produção de grãos de mais de quatro milhões de toneladas, este ano caiu porque não tem infraestrutura, o cerrado não tem estrada".
- Foto: Josefa Geovana/ViagoraFlora Izabel
Já a petista Flora Izabel disse que apesar das dificuldades em escassez de recursos o Estado tem o que comemorar.
“Acredito que o Piauí tem o que comemorar mesmo com todas as dificuldades que tem enfrentado com a escassez de recursos, com a crise nacional que estamos passando. Apesar disso a gente tem dado saltos de qualidade importante em várias áreas. Eu posso dizer por exemplo, que na área de educação desde quando o Haddad foi ministro, nós aumentamos de cinco escolas técnicas, para 21, deu uma amplitude muito grande. Hoje nós temos ensino médio no Piauí todo, as universidades com polos nas cidades e programas federais que tem colocado muitas pessoas que anteriormente não tinha oportunidade de entrarem na universidade. É importante dizer que o Estado do Piauí diferente de muitos outros, mesmo em crise tem priorizado o pagamento salarial dos servidores públicos e tem conseguido empréstimos baseado no equilíbrio financeiro no qual o Estado se encontra. Se o Piauí não tivesse esse equilíbrio, o Estado não tinha condições de atrair recursos como no caso de mais de 300 milhões de reais que foi conseguido para mobilidade urbana. Na área da Saúde precisa-se fazer muito mais, mas conseguimos descentralizar a saúde sendo uma forma de promover atendimentos para as pessoas que estão em outras cidades para não precisarem se deslocar para Teresina".
Dia do Piauí
-
Rodoviária de Teresina espera 86 mil embarques até o fim de dezembro
O fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário Lucídio Portela aumenta com a chegada das férias e as festas de fim de ano. -
Badespi concede crédito do BNDES para microempreendedores no Piauí
A concessão é através de uma parceria da Badespi e BNDES, dando um importante passo para impulsionar o setor produtivo do estado. -
Empresário Jorge Batista morre aos 94 anos na cidade de Floriano
O empresário era dono de um dos principais grupos econômicos do Nordeste. -
TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagar salários de servidores
A medida foi deliberada pelo presidente da Corte, Kennedy Barros, nesta quinta-feira (26) após reunião com representantes da administração municipal. -
Corpo de Bombeiros combateu mais de 850 incêndios florestais no Piauí
As ações ocorreram por todo o estado, do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir