Merlong Solano critica Bolsonaro após falas sobre Mais Médicos
O petista disse que o presidente eleito “já começou a esvaziar o programa Mais Médicos”, seguindo uma linha de “insensibilidade social”.
O 1º suplente de deputado federal pelo Piauí, Merlong Solano (PT), disse nesta sexta-feira (16), que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) “já começou a esvaziar o programa Mais Médicos”, seguindo uma linha de “insensibilidade social”. Na última quarta-feira (14), o Ministério da Saúde Pública da República de Cuba decidiu interromper sua participação no programa.
- Foto: Facebook/Merlong Solano
Merlong Solano.
Merlong Solano disse que o Mais Médicos “levou a atenção básica em saúde para pequenas cidades e para periferias que simplesmente não contavam com a presença de um médico”.
“No Piauí a população será fortemente penalizada, com efeitos negativos em todo o sistema de saúde, uma vez que dos 314 médicos que atuam neste programa 203 são cubanos. Muitas cidades voltarão para aquela situação de não ter nenhum médico e todas as ações da atenção básica ficarão fortemente comprometidas”, escreveu o petista em uma rede social.
O suplente de deputado federal também se questionou sobre o conhecimento de Bolsonaro sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre o quanto de dinheiro o novo governo espera economizar para os banqueiros com o esvaziamento desse programa.
“Enquanto a pequena e pobre Cuba exporta profissionais qualificados (neste momento médicos e engenheiros cubanos prestam serviços em 67 países), o Brasil segue firme, desde o afastamento da presidenta Dilma há 2 anos, no sentido de aprofundar a desigualdade social e voltar ao mapa da fome”, opinou Merlong Solano.
Merlong Solano
Jair Bolsonaro
Agência Nacional de Águas inspeciona segurança na Barragem Piracuruca
Durante a visita foram avaliadas as condições estruturais da barragem, e foi confirmado que ela está em condições normais de operação.Acidente envolvendo moto deixa homem morto em São José do Piauí
A polícia informou que o acidente ocorreu na madrugada deste sábado (5), na zona rural do município.Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentarDefesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre.Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir