MP-PI se solidariza com à comunidade de Brumadinho em MG
Na sexta (25), uma barragem da mineradora Vale se rompeu na Região Metropolitana de Belo Horizonte e um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão, deixando mortos e desaparecidos.
Neste domingo (27), o Ministério Público do Estado do Piauí emitiu uma nota de solidariedade à comunidade de Brumadinho (MG). Na sexta-feira (25), uma barragem da mineradora Vale se rompeu na Região Metropolitana de Belo Horizonte e um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão, deixando mortos e desaparecidos.
“O Ministério Público do Estado do Piauí transmite sentimentos de solidariedade e fraternidade aos moradores e trabalhadores da região de Brumadinho (MG), e em especial às famílias das vítimas e desaparecidos na tragédia ocorrida na sexta-feira com o rompimento da barragem I da Mina do Feijão”, diz um trecho da nota.
O órgão ministerial também manifestou apoio aos membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. “Também manifestamos irrestrito apoio aos membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, que trabalham incansavelmente pela proteção ao meio ambiente, em defesa da vida e da dignidade das pessoas”.
Resgate
Mais cedo os trabalhos haviam sido interrompidos porque uma sirene de segurança foi acionada por volta das 5h30, e moradores de partes baixas da cidade começaram a deixar as suas casas em direção a regiões mais altas. O aviso era pelo risco de um novo rompimento de barragem da Vale no Córrego do Feijão.
Na tarde de hoje, por volta das 15h, a Defesa Civil informou que os riscos de novo rompimento diminuiu, e as buscas por desaparecidos foram retomadas.
Confira a nota do MP-PI na íntegra:
O Ministério Público do Estado do Piauí transmite sentimentos de solidariedade e fraternidade aos moradores e trabalhadores da região de Brumadinho (MG), e em especial às famílias das vítimas e desaparecidos na tragédia ocorrida na última quinta-feira, com o rompimento da barragem I da Mina do Feijão.
Também manifestamos irrestrito apoio aos membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, que trabalham incansavelmente pela proteção ao meio ambiente, em defesa da vida e da dignidade das pessoas.
Um meio ambiente ecologicamente equilibrado se consubstancia em direito de todos, tutelado pela Constituição da República. Por isso, a defesa do meio ambiente - nele incluso o ser humano - constitui-se como uma das mais importantes áreas de atuação do Ministério Público brasileiro.
Sabemos que os prejuízos foram incalculáveis, sobretudo no que refere à perda de vidas, e esperamos que a comunidade local receba nossos votos de fé e esperança.
Barragem de Brumadinho
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir