Merlong Solano cobra respeito à legislação ambiental no Brasil
O secretário interino de Governo do Piauí comentou sobre a tragédia de rompimento da barragem de Brumadinho-MG. Ele também comentou sobre as privatizações no país.
O secretário interino de Governo do Piauí, Merlong Solano, comentou sobre a tragédia de rompimento da barragem de Brumadinho-MG e cobrou mais fiscalização e respeito à legislação ambiental no país. Em publicação desse domingo (27) em um rede social, ele disse que, neste caso específico, o problema é a irresponsabilidade social e ambiental da Vale e a fragilidade dos órgãos ambientais.
- Foto: Facebook/Merlong Solano
Merlong Solano.
“Para apurar as responsabilidades da Vale existem leis, cabe então a atuação do Ministério Público e da Justiça. Para fiscalizar existem órgãos, mas estes precisam de orçamento, recursos tecnológicos e pessoal qualificado”, escreveu.
Merlong Solano comenta sobre o processo de privatização da Vale e afirma que “a iniciativa privada busca sempre o menor custo”. Para ele, diante dessa lógica de menor custo, “as vidas humanas e a preservação do meio ambiente são secundários”.
“Nas contas deste tipo de capitalista, tragédias como as de Mariana e Brumadinho não passam de simples acidentes de percurso”, opina.
O petita ressalta que não é contra a privatização em diversas áreas, inclusive na mineração, mas diz que “não podemos fazer a privatização e depois deitar em berço esplêndido achando que está tudo resolvido”.
“Lembro bem que na época da privatização da Vale um dos argumentos levantados pelos defensores era a maior eficiência da iniciativa privada. Neste caso específico a eficiência está sendo a de armar verdadeiras ratoeiras para as pessoas”, critica.
Merlong Solano
Agência Nacional de Águas inspeciona segurança na Barragem Piracuruca
Durante a visita foram avaliadas as condições estruturais da barragem, e foi confirmado que ela está em condições normais de operação.Acidente envolvendo moto deixa homem morto em São José do Piauí
A polícia informou que o acidente ocorreu na madrugada deste sábado (5), na zona rural do município.Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentarDefesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre.Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir