Viagora

Merlong Solano cobra respeito à legislação ambiental no Brasil

O secretário interino de Governo do Piauí comentou sobre a tragédia de rompimento da barragem de Brumadinho-MG. Ele também comentou sobre as privatizações no país.

O secretário interino de Governo do Piauí, Merlong Solano, comentou sobre a tragédia de rompimento da barragem de Brumadinho-MG e cobrou mais fiscalização e respeito à legislação ambiental no país. Em publicação desse domingo (27) em um rede social, ele disse que, neste caso específico, o problema é a irresponsabilidade social e ambiental da Vale e a fragilidade dos órgãos ambientais.

  • Foto: Facebook/Merlong SolanoMerlong Solano.Merlong Solano.

“Para apurar as responsabilidades da Vale existem leis, cabe então a atuação do Ministério Público e da Justiça. Para fiscalizar existem órgãos, mas estes precisam de orçamento, recursos tecnológicos e pessoal qualificado”, escreveu.

Merlong Solano comenta sobre o processo de privatização da Vale e afirma que “a iniciativa privada busca sempre o menor custo”.  Para ele, diante dessa lógica de menor custo, “as vidas humanas e a preservação do meio ambiente são secundários”.

“Nas contas deste tipo de capitalista, tragédias como as de Mariana e Brumadinho não passam de simples acidentes de percurso”, opina.

O petita ressalta que não é contra a privatização em diversas áreas, inclusive na mineração, mas diz que “não podemos fazer a privatização e depois deitar em berço esplêndido achando que está tudo resolvido”.

“Lembro bem que na época da privatização da Vale um dos argumentos levantados pelos defensores era a maior eficiência da iniciativa privada. Neste caso específico a eficiência está sendo a de armar verdadeiras ratoeiras para as pessoas”, critica.

Mais conteúdo sobre:

Merlong Solano

Facebook
Veja também