Gustavo Neiva fica horrorizado com foto de gato na UTI da MDER
A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) informou através de uma nota de esclarecimento que abriu uma investigação para apurar o caso.
Nesta terça-feira (19), o deputado Gustavo Neiva (PSB), líder da oposição, se pronunciou no Plenário da Assembleia Legislativa para repercutir uma foto divulgada em que um gato aparece do lado de um bebê prematuro que, segundo o parlamentar, foi tirada na Maternidade Dona Evangelina Rosa.
“Essa é uma foto que representa o estado da nossa saúde. A saúde pública do Piauí que já estava em coma, com esse novo fato veio a óbito. A Maternidade já foi interditada pelo Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público faz inspeções quase que semanais por lá, ou seja esta sob o foco das autoridades e ainda encontra-se nesse estado de descaso, de abandono? Então por aí imaginamos como anda a saúde no interior do Estado”, disse Gustavo Neiva.
- Foto: Divulgação
Foto está circulando nas redes sociais.
O parlamentar se disse indignado e que precisa haver uma interdição na saúde pública no Piauí, além de cobrar providências mais enérgicas do Conselho Regional de Medicina e do Ministério Público.
- Foto: Hélio Alef/Viagora
Deputado Estadual Gustavo Neiva (PSB)
Maternidade sobre o caso
A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) informou através de uma nota de esclarecimento que abriu uma investigação para apurar se a foto do gato ao lado de um recém-nascido na unidade de saúde que esta circulando nas redes sociais é verdadeira.
Veja a nota na íntegra:
Sobre a denúncia de um gato ao lado de um bebê prematuro, supostamente na Maternidade dona Evangelina Rosa ( MDER), a Instituição esclarece que desconhece esse espaço na Unidade Hospitalar, mesmo assim, pelo nosso compromisso com a transparência e em respeito a outros meios de comunicação que tiveram acesso às imagens, estamos realizando uma investigação através das câmeras de segurança da Casa. Também foi solicitada um perícia para revelar se trata-se de uma montagem
Como todas as crianças aqui internadas são de responsabilidade da Evangelina Rosa, lembramos, ainda, que segundo o Estatuto da Criança de do Adolescente (ECA) – é crime publicar imagens de crianças e adolescentes, mais grave ainda em situação delicada de um bebê prematuro, que inspira cuidados, internado em uma Unidade Hospitalar.
Outro fato , não menos grave, é a utilização de aparelhos de celular ou câmeras fotográficas dentro das instalações da Maternidade onde se manuseiam pacientes. Pesquisas revelam que telefones carregam 10 vezes mais bactérias do que a maioria dos assentos de banheiro. Um outro estudo encontrou mais de 17 mil genes bacterianos em telefones. Se uma pessoa estiver com alguma doença infecciosa, como uma gripe ou um resfriado, e tossir na mão antes de mexer no celular ou tocar no telefone de um colega, o vírus pode se espalhar rapidamente, contaminando diversos indivíduos, fato que a diretoria da Maternidade tem demonstrado preocupação, no sentido de preservar a saúde dos bebês.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Maternidade Dona Evangelina Rosa
Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos.Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.Esperantina recebe novo trator de arado entregue oficialmente pela Prefeitura
A entrega foi realizada pela prefeita Ivanária Sampaio, que destacou a importância do equipamento para o fortalecimento da agricultura local.Secretário estadual de Saúde sofre acidente de carro na PI-143 em Oeiras
De acordo com nota emitida pela Sesapi, o acidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (07), quando o gestor retornava da cidade de São João do Piauí.Esperantina realizará a 3ª edição da Feira da Fartura a partir desta sexta
A programação da feira segue nos dias 15 e 16 de abril, no Mercado Público Municipal, com exposições de produtos regionais, gastronomia típica e comercialização direta da produção local.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir