TCE vai discutir reajuste do salário dos professores do Piauí
O Tribunal de Contas realizará uma audiência pública, no próximo dia 13 de maio, a pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí.
O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) realizará uma audiência pública, no próximo dia 13 de maio, para discutir a implementação do Piso Anual dos Profissionais do Magistério Estadual. A audiência foi solicitada pelo SINTE-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí) e foi aprovada por maioria pelo Pleno do Tribunal.
- Foto: TCE-PITribunal de Contas do Piauí vai debater situação dos professores.
O TCE-PI vai convidar os Secretários Estaduais da Educação, da Fazenda, da Administração e de Governo para participarem da audiência, além dos representantes do sindicato.
Em sua solicitação, o SINTE-PI explica que o estado está negando o reajuste dos professores alegando a notificação de alerta da Corte de Contas ao governo estadual informando que o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal foi ultrapassado.
O SINTE-PI argumenta a que Lei Federal do Piso Nacional do Magistério e uma decisão judicial determinam o reajuste anual dos servidores do magistério no mês de janeiro de cada ano, e que ambas as situações são previstas no artigo 22 da Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo em casos de ultrapassem a LRF.
A Lei de Responsabilidade Fiscal determina como 49% da receita corrente líquida o limite máximo que os estados podem gastar com pessoal.
O TCE-PI alertou, em fevereiro deste ano, via ofício, que o Governo do Estado atingiu 48,52% da receita no terceiro semestre de 2018, considerado o limite prudencial.
No documento, o Tribunal orientou o estado a adotar providências no sentido de reduzir despesas com pessoal para adequar os gastos aos limites da LRF. O documento também informa as vedações previstas em lei como o impedimento de concessão de vantagem, aumento e ajuste de remuneração; criação de cargo, emprego ou função; provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, entre outros.
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí - Sinte
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas.Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal.Produção de mel piauiense ganha destaca nacional e internacional
Piauí tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional, com pelo menos três cooperativas do estado certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon MunicipalTJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir