Instituições realizarão ações na Serra do Inácio no mês de maio
A comunidade está situada entre os estados do Piauí e Pernambuco onde moradores vivem em situação de carência.
Vários órgãos e instituições levarão ações de cidadania à comunidade Serra do Inácio, no município de Curral Novo, que vive em situação de carência. Os trabalhos devem acontecer no dia 27 de maio na Unidade Escolar Miguel Arcanjo, localizada na Vila do Mel, uma das 10 comunidades instaladas na Serra.
- Foto: Defensoria Pública do PiauíDefensoria participa de reunião com vice-governadora nessa terça-feira (30).
A Serra do Inácio está situada nos municípios de Curral Novo e Betânia, no Piauí; e Araripina, Ouricuri e Santa Filomena, em Pernambuco. No mês passado, a vice-governadora do estado, Regina Sousa, esteve no local avaliando a situação dos moradores.
- Foto: CCOMVice-governadora leva equipe para visita na Serra do Inácio.
A gestora pontua que as prefeituras precisam estar envolvidas com as ações e que é necessário definir toda a logística para o atendimento. “Vamos também chamar as empresas que instalaram torres de telefonia naquela área para que assumam a contrapartida dessas ações com algum benefício para as comunidades. É necessário responsabilizá-las de alguma forma”, acrescentou.
A defensora pública Karla Andrade afirma que as instituições precisam propor ações resolutivas para as demandas. “Já fizemos contato com a Prefeitura de Curral Novo e o Cartório de Simões, no sentido de que verifiquem os procedimentos para emissão dos CPF, Registro Civil e Certidão de Nascimento, para que no dia 27, quando formos realizar a ação junto às comunidades, possamos ter condições de efetivamente oferecer o acesso à Justiça. Também já fizemos contato com a Defensoria Pública da União, que se engajará e irá conosco até a Serra, porque algumas ações são de competência exclusiva da Justiça Federal, como as questões relacionadas à previdência social, por exemplo. Também fizemos um contato inicial com a gerência do INSS aqui no Piauí, pois consideramos interessante a ida de um técnico que nos ajude nas questões relacionadas a ações voltadas para saúde”, relatou.
No dia 16 de maio, haverá uma reunião no auditório da Secretaria de Planejamento para definir detalhes da realização da ação na Serra do Inácio.
Defensoria Pública do Piauí
Regina Sousa
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir