Pipeiros são investigados por fraude em abastecimento no Piauí
Os pipeiros investigados são acusados de transportar as carradas a serem distribuídas em veículos não próprios para isso.
O Exército Brasileiro abriu um processo administrativo para investigar pipeiros da Operação Pipa, que são responsáveis pela distribuição de água no semiárido do Piauí. Há suspeita de adulteração em equipamentos e no percurso.
De acordo com informações repassadas pelo Exército, cerca de 20 pipeiros estão sendo investigados pela falta de abastecimento em pontos do semiárido do estado. Atualmente, a corporação é responsável por 100 mil famílias que dependem desse abastecimento em 29 municípios do Piauí.
Em entrevista à TV Cidade Verde, o comandante do 25° Batalhão de Caçadores, tenente Márcio Costa, explicou como funciona o processo de fiscalização dessas funções no território piauiense. “Hoje o Exército conta com mais de 10 equipes de fiscalização semanalmente. A questão das irregularidades são descobertas através do modo embarcado de monitoramento que tem por finalidade mapear todo o trajeto que o carro pipa faz durante a entrega de suas carradas”, explica.
Os pipeiros investigados são acusados de transportar as carradas a serem distribuídas em veículos não próprios para isso, como motocicletas, bicicletas e veículos de passeio. O comandante ressalta que nesses casos a corporação abre um processo administrativo para apurar o caso “Mediante o processo administrativo, se apurado irregularidade esses pipeiros são excluídos da Operação Pipa podendo inclusive responder criminalmente pelo ato”, enfatiza.
O Exército alerta ainda, que a população participe desse processo denunciando as irregularidades à Corporação. “Todo caminhão pipa tem um número de disque denúncia, é muito importante que a população faça a denúncia. Por exemplo, não foi entregue a água no dia em que era previsto, então liguem para o batalhão, façam essa denúncia porque de imediato iremos verificar com o pipeiro o porquê da água não ter sido entregue naquele dia.”, finaliza o comandante.
Exército Brasileiro
-
TJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionados -
Concerto com músicas da Disney reúne grande público no Parque da Cidadania
Segundo a Prefeitura de Teresina, em um ambiente mágico, a população interagiu com os personagens, cantou músicas tradicionais e vivenciou um dos momentos mais especiais do mês -
Homem morre afogado na praia de Barra Grande no litoral do Piauí
De acordo com informações da polícia, o afogamento aconteceu nessa sexta-feira (20). -
Piauí se prepara para extrair mais de 1 milhão de toneladas de minério de ferro
Segundo o Governo do Piauí, a exploração mineral do estado se concentra em vários municípios -
Alepi aprova prioridade no atendimento a pessoas em tratamento de saúde
Os deputados aprovaram um projeto de lei que garante atendimento prioritário a pessoas que realizam os tratamentos de saúde.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir