Viagora

Professores da UESPI podem iniciar mais um período de greve

O sindicato de professores pede contratação de novos profissionais e critica medida do governo de ampliar a carga horária dos que já lecionam.

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) ameaçam deflagrar greve por tempo indeterminado em razão de um impasse nas negociações com o governo do estado, que pretende alterar o plano de carreiras da categoria.

O sindicato de professores da UESPI denuncia que mais de 600 disciplinas ofertadas pela instituição estão sem professores. Eles afirmam que seria necessário contratar mais 200 profissionais para integrar o corpo docente e organizar o quadro de ensino, por isso a exigência de realização de concurso público na universidade. Os professores afirmam terem recebido um golpe por parte do governo que pretende aumentar a carga horária dos profissionais ao invés da contratação de novos docentes.

A greve também expressa a indignação com a reformulação do plano de cargos, carreiras e salários que atualmente está em fase de elaboração pelo governo do estado. O sindicato afirma que a reformulação fere a lei de diretrizes e bases da educação, e aponta ilegalidade no procedimento.

A coordenadora do sindicato, Rosângela Assunção, garante que se não houver diálogo, a categoria irá iniciar mais uma paralisação das atividades. “Acreditamos que haja ilegalidade então vamos brigar, vamos nos encontrar nos tribunais e nas ruas porque a categoria já está toda mobilizada, preocupada com essa situação e questionando esse ponto”, afirmou em entrevista à TV Cidade Verde.

Facebook
Veja também