Estamos adotando outras medidas, diz Wellington sobre coronavírus
O governador Wellington Dias esteve reunido na Escola Fazendária, com os diretores-gerais e diretores-clínicos dos hospitais estaduais nesta sexta-feira (13), sobre o assunto.
Nesta sexta-feira (13), o governador Wellington Dias esteve reunido na Escola Fazendária, com os diretores-gerais e diretores-clínicos dos hospitais estaduais, para discutir as atualizações do plano de contingência contra o Covid-19.
Além do governador, no encontro estavam presentes o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, e o líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Francisco Costa.
- Foto: Governo do PiauíGovernador Wellington Dias em reunião
Um dos primeiros estados a lançar um plano de contingência, desde o dia 21 de janeiro, o Piauí trabalha medidas preventivas contra a pandemia. A partir das novas informações que chegaram recentemente sobre o coronavírus e a doença, a Secretaria de Estado da Saúde atualizou os protocolos.
“Estamos periodicamente nos reunindo e, todos os dias, compartilhamos informações com diretores-gerais e diretores-clínicos dos nossos hospitais. Temos um plano de contingência, que foi lançado ainda em janeiro, mas temos que ser muito claros com a sociedade que fizemos uma atualização na última semana nesse plano, em razão da dimensão que a epidemia tomou, inclusive com orientações mais recentes da Organização Mundial de Saúde. Essa reunião é justamente para socializar esta atualização, fazermos uma revisão dos procedimentos que foram adotados nos 15 casos suspeitos e que, destes, conseguimos investigar nove casos que foram descartados e temos apenas seis casos suspeitos nesse momento”, explicou o secretário Florentino Neto.
O gestor fez uma avaliação da preparação das equipes técnicas de saúde no Piauí, diante do novo coronavírus. “A avaliação que fazemos é que a atuação está satisfatória conforme os protocolos internacionais, bem como nosso plano de contingência, mas também estamos a todo momento revisando os procedimentos, checando efetivamente todos os pontos e todas as providências que temos que tomar para que a gente possa transmitir tranquilidade à população e ter a certeza de que estamos prontos para cumprir com a nossa responsabilidade nesse momento tão difícil”, pontuou Florentino Neto.
O governador disse que a reunião faz parte de um conjunto de medidas de prevenção que estão sendo tomadas para evitar que a doença que propague no estado.
“Estamos fazendo mais um encontro. Tivemos já nesse período um conjunto de decisões tomadas com base na ciência, ouvindo infectologistas, ouvindo toda a nossa rede pois, hoje, estamos integrados à rede federal, estadual, municipal, setor público e setor privado. Temos agora um conjunto de medidas: sempre que possível evitar eventos com aglomerações, o cuidado pessoal, lavar sempre as mãos. Agora estamos adotando outras medidas: queremos ter, integrados com os aeroportos, as condições de também ter um acompanhamento sobre as pessoas que vêm de áreas com a propagação mais elevada e, a partir daí, orientar e acompanhar essas pessoas. Então, o objetivo é muito mais de trabalhar a prevenção”, observou Wellington Dias.
O secretário de saúde Florentino Neto destacou ainda a importância das orientações de cuidado pessoal. “As orientações são as mesmas: principalmente, a higienização das mãos; se tiver se sentindo mal, com febre deve ficar em casa, se tratar em casa, não sair; evitar o contato próximo com as pessoas em caso de estar acometido por gripe e todos aqueles cuidados que são cuidados da higienização que se a se toma normalmente, mas que nesse momento temos que intensificar”, disse.
Com informações da CCOM
Wellington Dias
Governo do Piauí
Rafael Fonteles anuncia redução das tarifas nas contas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58%.Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do ImepiInstituto de Desenvolvimento do Piauí inicia obras na Barragem de Pedra Redonda
A obra é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do IdepiObra do Mercadão das Mulheres segue para fase final no Parque Brasil
Segundo a Prefeitura de Teresina, o projeto tem como objetivo impulsionar a economia local, criando um ambiente estruturado para o comércio de produtos e serviçosRafael Fonteles assina decreto que amplia área de proteção ambiental em Paulistana
De acordo com o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir