Fiscalização não detecta risco de rompimento em barragens do Piauí
O monitoramento das barragens acontece durante todo o ano, mas foi intensificado no período chuvoso com a criação de uma comissão especial.
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) já realizou a inspeção de 11 das 14 barragens que estão sob a responsabilidade do órgão desde o início do ano, quando foi nomeada uma comissão especial devido ao aumento das chuvas.
De acordo com o engenheiro Gregório Paranaguá, as inspeções têm como objetivo averiguar a necessidade de manutenções preventivas nas barragens, e segundo ele, até o momento, das 11 barragens já inspecionadas, nenhuma corre risco de rompimento.
“As inspeções nortearão a necessidade de manutenções preventivas e/ou corretivas nas barragens monitoradas pelo órgão e, das realizadas até o momento, nenhum grau de risco de rompimento foi constatado”, diz o engenheiro.
- Foto: Divulgação/ IDEPI
IDEPI diz que 11 barragens do Piauí não correm risco de rompimento
Segundo o Diretor-Geral do instituto, Leonardo Sobral, o trabalho de inspeção está sendo feito com engenheiros barragistas, civis e agrimensores, além de geólogos e outros técnicos da área. Em relação aos sangradouros das barragens, que tem aumentado devido ao período chuvoso, o diretor do IDEPI relata que este é um fator positivo.
“O sangradouro de uma barragem entra em operação quando ela atinge sua capacidade de armazenamento máximo, o que é um fator positivo, pois tem como função reduzir o volume de água evitando, inclusive, os riscos de rompimento das paredes do reservatório. Quando isso ocorre, o sangradouro está fazendo, portanto, a sua função definida em projeto, que é liberar águas excedentes”, explica o diretor.
- Foto: Divulgação/ IDEPI
Barragem no Piauí
De acordo com o órgão, as equipes já inspecionaram as seguintes barragens: Salinas, em são Francisco do Piauí; Piracuruca, em Piracuruca; Algodões, em Curimatá; Pedra Redonda em Conceição do Canindé; Mesa de Pedra, em Valença; Corredores, em Campo Maior; Emparedado, em Campo Maior; Bezerro, em José de Freitas; Poços, em Itaueiras; Estreito, em Simões e Estreito, em padre Marcos.
Instituto de Desenvolvimento do Piauí - Idepi
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir