MP e Florentino se reúnem para discutir realização de concurso
Representantes do Ministério Público e secretários estaduais se reuniram para discutir a realização de um concurso público para a área da saúde.
Nessa quinta-feira, 5 de março, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e os promotores de Justiça Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Eny Pontes, responsável pela 12ª e 29ª Promotorias de Justiça de Teresina, e Sinobilino Pinheiro, coordenador de Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), estiveram reunidos com os secretários estaduais de Saúde, Florentino Neto; e de Governo, Osmar Júnior. Na reunião, foi discutida a realização de concurso público para servidores efetivos para a rede estadual de saúde.
- Foto: Divulgação/MPPIRepresentantes do Ministério Público com os secretários Florentino Neto e Osmar Júnior.
Em dezembro do ano passado, o Ministério Público do Piauí, por meio da 12ª PJ, ingressou com uma ação contra o Estado para a realização de concurso público. O objetivo da ação é suprir a deficiência de profissionais de saúde em hospitais do Piauí. De acordo com informações prestadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a deficiência de profissionais da saúde passa de 3 mil, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, e outros. Outro aspecto que motivou a ação foi a constatação do grande número de contratações temporárias em hospitais administrados pelo Estado.
A solução apontada pela Sesapi foi a realização de novo teste seletivo simplificado para contratação de profissionais de saúde. No entanto, a proposta não foi aceita porque em parecer técnico do CACOP consta que “De acordo com os documentos acostados ao pedido de apoio, o Estado do Piauí, por meio da SESAPI, está ciente da necessidade de realização de concurso público há bastante tempo, tanto que historicamente vem realizando contratações diretas, sem certame de concorrência, para tentar suprir uma conjuntura funcional esperada e previsível, qual seja, a necessidade permanente de admissão legal e constitucional de profissionais da saúde”, aponta uma das conclusões do documento elaborado pelo órgão do MPPI.
Durante a reunião de hoje, o secretário estadual de Governo, Osmar Júnior, assumiu o compromisso de conversar com o governador e apresentar ao Ministério Público uma solução para o caso.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Florentino Neto
Osmar Júnior
Governo do Piauí
-
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas. -
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade. -
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir