"É uma afronta", diz presidente do Sinte-PI sobre teste toxicológico
A proposta do deputado Marcelo Brum (PSL-RS) ainda está em análise na Câmara, mas já gera revolta entre os professores, que consideram a medida um descaso com a categoria.
Professores da rede pública de ensino podem ser obrigados a realizar teste toxicológico anual, é o que propõe um projeto de lei do deputado federal Marcelo Brum (PSL-RS).
A proposta ainda está em análise na Câmara dos Deputados, mas já gera revolta entre os professores, que consideram a medida um descaso com a categoria.
“O que precisa mesmo é valorização dos profissionais de educação, porque nós sabemos que é a partir dessa valorização que um país, um município e um Estado tem condições de promover o desenvolvimento, porque todas as profissões passam pelas mãos dos profissionais de educação, dos professores”, declarou a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (SINTE-PI), Profª Paulina Almeida.
O exame seria obrigatório no momento da contratação dos docentes e exigido anualmente, a fim de atestar se o profissional faz uso de entorpecentes como maconha, crack, cocaína e outras drogas ilícitas.
O deputado defende a extrema importância dos professores no combate ao uso de drogas entre os alunos, e que por esse motivo eles mesmos não podem ser usuários. A medida não teria aplicação de pena, se confirmado o uso de entorpecentes, mas o profissional seria encaminhado para tratamento sem prejuízo de sanções administrativas.
Os profissionais da educação, no entanto, entendem a proposta como desconfiança e descaso por parte dos deputados para com os trabalhadores da rede pública de ensino.
“Eu entendo que o Governo Federal e boa parte dos deputados pegaram os profissionais de educação para julgar o tempo inteiro, porque já tiraram recursos da educação e agora vem com essa proposta de desconfiar dos trabalhadores em educação da rede pública do nosso país. Então nós consideramos que isso é uma afronta aos profissionais de educação da rede pública”, finalizou a presidente do SINTE-PI.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí - Sinte
Câmara dos Deputados
-
Fórum discute inovação tecnológica e empreendedorismo feminino em Teresina
O evento promovido pela Associação Mulheres d'Negócios do Piauí, nessa quinta-feira (21), teve participação da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa. -
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024. -
Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa. -
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural. -
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir