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Chuvas causam rompimento da PI-247 e Aprosoja aciona Governo Federal

A rodovia é um dos principais acessos do escoamento de grãos do cerrado entre as cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves no Piauí.

Com o intenso volume de chuvas que tem caído nos últimos dias na região Sul do Piauí, principalmente nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, a PI-247, um dos principais acessos da população e do escoamento de grãos do cerrado, acabou sendo cortada devido a força da água.

Diante da situação, a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí) já acionou o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) e o Ministério da Infraestrutura, através Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PI).

  • Foto: Neto FotografiaPI-247 entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves.PI-247 entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves.

Segundo a Aprosoja Piauí, o problema das estradas se agrava exatamente no ano em que o estado obteve aumento de área plantada acima da média nacional, um crescimento de 7%. A expectativa é de 3 milhões de toneladas somente de soja e um total de 5,6 milhões de grãos.

Conforme o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, as condições de chuva são boas para o campo, mas não para a logística do transporte da safra recorde, tendo em vista que os problemas de infraestrutura da região perduram há mais de 20 anos.

“Já acionamos os órgãos estaduais e do Governo Federal, também, porque esta é uma das estradas incluídas na questão da federalização e a recuperação dos trechos é urgente sob risco de perdas na nossa safra”, afirmou.

Além do rompimento da rodovia entre Ribeiro Gonçalves e Uruçuí, o volume de chuva também causou a cheia do rio Parnaíba na região, deixando várias famílias desabrigadas na cidade de Uruçuí.

  • Foto: Neto FotografiaCheia do Rio Parnaíba.Cheia do Rio Parnaíba.

De acordo com o superintendente do DNIT-PI, Ribamar Bastos, o órgão irá iniciar a instalação de uma ponte provisória móvel, através do BEC (Exército Brasileiro), em até 48 horas.

Ainda segundo o superintendente, o Governado do Piauí, através do DER-PI, comprometeu-se em arcar com as despesas de transporte, montagem e operação da ponte.

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