Wellington Dias revela próximos investimentos da França no Nordeste
O governador participou de um encontro comemorativo aos dois anos da Cooperação entre Embaixada da França no Brasil, nessa sexta-feira (30).
Nessa sexta-feira (30), o governador do Piauí e presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste, Wellington Dias esteve em Recife, para um encontro comemorativo aos dois anos da Cooperação entre Embaixada da França no Brasil, a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Consórcio Nordeste.
Na oportunidade foram tratados os pontos principais da parceria que envolvem as Câmaras Técnicas Nordeste da Agricultura Familiar, Meio Ambiente, Água e Saneamento.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíEncontro Comemorativo aos dois anos da Cooperação entre Embaixada da França no Brasil
“O momento foi de avaliação do protocolo que assinamos quando estivemos na França e depois com o Ministro de relações exteriores da França, quando aqui esteve no Brasil. O objetivo foi fazer um balanço, pois já são mais de 7,5 bilhões investidos ou em investimento na Região Nordeste em energias renováveis, nessa área relacionada ao hidrogênio verde, e também investimentos em saneamento, a exemplo de Teresina, com o cidade inteligente”, comentou Dias.
Segundo o governador, na Câmara Nordeste de Saneamento, o Piauí desenvolve um projeto ousado junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com objetivo de universalizar a água, e destacou as parcerias público-privadas para o alcance dessas metas.
“Já experimentamos em Teresina, com o objetivo de garantir investimento e condições de universalizar a água e esgotamento sanitário, com a captação e destinação adequada. Destaco também a perspectiva de ter um Plano Nordeste com metas diferenciadas a todos os estados, de acordo com a sua realidade”, pontuou.
Referente à Câmara Técnica do Turismo, Wellington Fias destaca que o objetivo é garantir investimentos em regiões que tenham o casamento de áreas de proteção ambiental com a Rota das Emoções, Ceará, Piauí e Maranhão, garantindo, nessa área do turismo, sustentabilidade e geração de renda, oportunidades para quem vive nessas regiões.
Na Câmara Técnica Nordeste da Agricultura, de um lado, há a produção de alimentos saudáveis, a presença cada vez mais de qualificação, uso de tecnologias, garantia de créditos e a criação de uma Fundo garantidor, que seja capaz de dar sustentabilidade.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíGovernador Wellington Dias
“Na relação com a França e outros países teremos parceira inclusive com a procuração e comercialização do mel, procuração de pescados com comercialização dentro e fora do Brasil”, comentou.
Na Câmara Técnica do Meio Ambiente além da estruturação do projeto aprovado para a estruturação dessa parceria com o governo americano, a França e a comunidade europeia, o Consórcio Nordeste vai organizar um evento que será realizado até o final deste ano com setor públicos e privado, empresários do Brasil e da França.
“Vamos tratar de várias áreas de interesse comum, mas principalmente em relação a área ambiental e aqui ficou uma responsabilidade a organização de um fundo integrado para área ambiental Nordeste. Ou seja integração de fundos existentes em cada um dos estados para permitir que tenham um plano integrado e sustentado com recursos anualmente”, finalizou.
Wellington Dias
Consórcio Nordeste
-
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas. -
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade. -
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir