MPF divulga balanço e cobra devolução de R$ 12 milhões no Piauí
Os principais motivos das condenações foram a não prestação de contas de recursos recebidos, irregularidades e fraudes em procedimentos licitatórios.
Na sexta-feira (03), o Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI) divulgou um balanço referente a ações e procedimentos realizados pela instituição durante todo o ano de 2020 e no período de janeiro a julho deste ano.
Conforme o MPF, foram feitos 340 pedidos de abertura de inquéritos à Polícia Federal, 369 ações ajuizadas e 78 recomendações expedidas.
- Foto: Luis Marcos/ ViagoraMinistério Público Federal no Piauí
No ano de 2020, os procuradores da República que atuam no estado do Piauí ajuizaram 245 ações, entre ações civis públicas (ACPs), ações de improbidade administrativa (AIPs) e ações penais (APs). Foram 14 ACPs; 46 AIAs e 185 denúncias.
Segundo os dados, até julho de 2021, foram ajuizadas 124 ações, sendo 10 ACPs; 19 AIAs e 95 denúncias, totalizando 369 ações judiciais propostas.
Condenações
Como resultado de ações ajuizadas pelo Ministério Público Federal em anos anteriores, a Justiça Federal, em 2020 e até julho de 2021, proferiu condenações com decisões favoráveis ou parcialmente favoráveis contra ex-gestores públicos municipais por improbidade administrativa e crimes de responsabilidade, num montante que ultrapassa os R$ 12,3 milhões, que devem retornar aos cofres públicos, entre ressarcimentos e multas.
Os principais motivos das condenações foram a não prestação de contas de recursos recebidos; irregularidades e fraudes em procedimentos licitatórios; desvio de recursos federais, sobretudo para aplicação na saúde, educação e segurança.
Investigações
O Ministério informou que de janeiro a dezembro de 2020, foram requisitadas a abertura de 226 inquéritos à Polícia Federal, com o objetivo de apurar as representações que chegaram à Procuradoria da República no Piauí. No período de janeiro a julho de 2021, foram requisitados mais 114 inquéritos policiais, perfazendo o total de 340 IPs.
Recomendações e Portarias
Com o objetivo de sanar irregularidades pela via extrajudicial, no Piauí, o MPF expediu, no ano passado, 45 recomendações. Para apurar supostas irregularidades foram expedidas 423 portarias de instauração extrajudiciais.
Até julho deste ano, outras 33 recomendações haviam sido expedidas e instauradas 202 portarias de instauração extrajudiciais, totalizando 625 portarias extrajudiciais no período.
Ministério Público Federal - MPF
Polícia Federal
TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagar salários de servidores
A medida foi deliberada pelo presidente da Corte, Kennedy Barros, nesta quinta-feira (26) após reunião com representantes da administração municipal.Corpo de Bombeiros combateu mais de 850 incêndios florestais no Piauí
As ações ocorreram por todo o estado, do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024.Alta nos preços de frutas e verduras impacta as vendas na Nova Ceasa de Teresina
De acordo com os comerciantes, o ano de 2024 foi marcado por altos e baixos devido aos reajustes nos preços dos alimentos essenciais na mesa dos brasileiros.TCE-PI abre inscrições para seminário voltado a novos gestores em Teresina
O Seminário para os novos gestores municipais 2025-2028 – Edição Teresina será realizado de 13 a 15 de janeiro de 2025.Pacto Pelas Crianças do Piauí implementará 21 brinquedopraças nos municípios
Segundo a secretária a instalação de brinquedopraças é um projeto que visa criar ambientes lúdicos e seguros para as crianças brincarem e desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir