Recenseadora do Piauí faz entrevista em Libras com moradora surda
De acordo com o IBGE, a pesquisa aconteceu na terça-feira (4) de outubro no Povoado Alegria.
Na primeira terça-feira (4) de outubro, a recenseadora Jaqueline Lopes realizou entrevista através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em residência, onde a única adulta responsável era uma pessoa com deficiência auditiva, no povoado Alegria, zona rural do Piauí.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para ser informante do questionário do questionário no Censo Demográfico 2022 é necessário ter idade mínima de 12 anos. Na situação, na moradia, residia somente duas pessoas a adulta surda e sua filha, uma criança de seis anos de idade.

Conforme o IBGE, como forma de prosseguir a avaliação regional do Censo, a servidora colocou em prática conhecimentos básicos que possui em Libras. A recenseadora Jaqueline ressalta que não é intérprete ou fluente no idioma e que a entrevistada se trata de ‘surda oralizada’, ou seja, que realizada leitura labial.
“A moça falou que não poderia responder porque era surda, então fiz um sinal pra ela, que compreendeu e disse que poderíamos entrar. Sempre me interessei por assuntos de inclusão. Eu costumava observar os surdos se comunicando em diversos locais como supermercados, nas ruas, nas paradas de ônibus, etc. E via que nós, como sociedade, tínhamos uma barreira de comunicação muito grande.”, destacou.
Ainda durante depoimento, a servidora do IBGE, Jaqueline Lopes, reiterou que apesar da situação ser incomum, Libras ainda é a segunda língua oficial do Brasil e que seu conhecimento deveria ser de geral pela população. “A Libras é a segunda língua oficial do país e a maioria da população não tem noção nem do alfabeto básico. Eu queria ser capaz de me comunicar com essas pessoas caso um dia precisasse, e, de certa forma, quebrar um pouco essa barreira.”, finalizou a recenseadora piauiense.
Segundo o IBGE, o Censo Demográfico está em campo desde o dia 1º de agosto e os recenseadores irão visitar todas as residências do país, empenhando esforços para ultrapassar eventuais dificuldades de acesso e de comunicação. No Piauí, mais de 2 milhões de pessoas já foram recenseadas. A operação deve ser finalizada até o início de dezembro.
IBGE
Censo 2022
Esperantina é reconhecida no Prêmio Alfa-10 e celebra destaque na alfabetização
A premiação reconheceu cinco escolas da rede municipal de Esperantina pelos excelentes resultados em leitura, escrita e letramento matemático.Programa Pé-de-Meia inicia pagamento da 2ª parcela nesta quarta-feira
Estudantes do ensino médio da rede pública receberão R$ 200 referentes ao Incentivo MatrículaPrograma Mulheres Mil oferta 450 vagas para cursos de qualificação no Piauí
As inscrições devem ser realizadas até o dia 7 de maio nos locais indicados no edital lançado nessa terça-feira (22).Curso gratuito de montagem e manutenção de som está com inscrições abertas em Teresina
A capacitação oferece formação prática e teórica para jovens e adultos a partir dos 16 anos; inscrições foram ate 20 de abrilSilvio Mendes recebe visita de representantes do Pacto Pelas Crianças e TCE
O encontro teve como objetivo apresentar o Plano Estadual pela Primeira Infância e discutir possíveis parcerias com a gestão municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir