Viagora

Ônibus Lilás faz ação de assistência à mulheres em São João da Serra

De acordo com a CEPM, a ação também beneficia a comunidade Boa Vista, Gangora, Boca da Catingam Assentamento Boa Vista e Camponesa.

Na última quinta-feira (17), a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), divulgou que foram levados serviços de assistência psicossocial, jurídica, embelezamento e atendimento médico para as mulheres na comunidade Lagoa, localizada no município São João da Serra, 134 km de Teresina. 

De acordo com a CEPM, a ação também beneficia a comunidade Boa Vista, Gangora, Boca da Catingam Assentamento Boa Vista e Camponesa. Estiveram presentes na ação a Secretária de Saúde, enfeira Rivalda Rocha, Assistência Social, Rosana Aranha e equipe da Coordenadoria Mulher.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíCoordenadoria da Mulher leva Ônibus Lilás para o município de São João da Serra
Coordenadoria da Mulher leva Ônibus Lilás para o município de São João da Serra

“A ação do Ônibus Lilás tem esse objetivo de sensibilizar homens e mulheres da comunidade para que, juntos com a Rede de Atendimento às Mulheres do município, possa acompanhar de perto essa mulher e impedir que ela sofra violência e as que estão passando por alguma situação de violência tenham coragem de denunciar seus agressores e evitar a intensificação da violência”, disse a Coordenadora de Mulheres Rurais, Louise Soares.

Conforme informações da coordenadoria, moradoras da comunidade de Crauna e de Lagoa, foram pela primeira vez na ação do Ônibus Lilás, em busca de informações sobre a prevenção da violência doméstica.

A psicóloga do CRAS, Samila Castro, destaca sobre o atendimento na Unidade Básica de Atendimento (UBS) dentro o Ônibus Lilás. “Escutar as mulheres antes, durante e após a violência permite que possamos fazer um acompanhamento de forma mais eficaz e sistematizado com a Rede de Atendimento, pois uma violência sempre está somada com outras violência. Hoje durante a ação do Ônibus Lilás, tirei várias dúvidas que as mulheres têm vergonha de perguntar após a palestra e vemos a importância desse projeto principalmente para as mulheres que moram na zona rural. Estamos muito felizes das mulheres terem escutado a palestra, além de participar dos serviços, pois sabemos o quanto também é difícil falar das violências”, explicou a profissional.

Ainda de acordo com a CEPM, o Ônibus Lilás tem o objetivo de sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento à violência doméstica. Durante o mês de novembro, as palestras de prevenção e sensibilização da sociedade se intensificam com a campanha “16 Dias de Ativismo – Ei Mermã, Nem Mais um Minuto de Silêncio”.

Facebook
Veja também